24/05/16 03:19 - Atualizado há 8 anos
Com o cenário político e econômico cada vez mais confuso, uma certeza é comum a todos: o cuidado com os gastos é fundamental – principalmente nos custos fixos mensais, como a taxa de condomínio.
Prova disso é como a procura pelo serviço de portaria virtual aumentou. Na Pro Security, empresa especializada em serviços de segurança para condomínios, cresceu em 200% o interesse pelo serviço.
“O que percebemos do mercado é que o reajuste da taxa condominial não está sendo bem recebido pelos moradores. Com o aumento dos outros insumos, é necessário diminuir os gastos em algum lugar. É por isso que muitos estão pesquisando e optando por esse serviço”, explica Alexandre Paranhos, diretor da Pro Security.
A portaria virtual - ou remota, como também é chamada - é um serviço que vem se expandindo cada vez mais, principalmente para condomínios de pequeno porte, com apenas uma torre, em grandes cidades.
O serviço tem chamado a atenção por cair como uma luva para o momento atual, uma vez que pode diminuir em até 60% os custos de portaria – um dos principais gastos fixos do condomínio – e chegar a diminuir a taxa condominial em até 25%.
A economia citada é obtida pela substituição do porteiro dentro do condomínio, por um operador remoto.
De outro local, ele controla a abertura e fechamento de portões, autoriza (ou não) a entrada de prestadores de serviços, e até conversa com quem está chegando ou saindo, com o uso de câmeras IP, que, conectadas à internet, enviam imagens e sons.
Os moradores, por sua vez, entram e saem do condomínio sob a vigilância do operador remoto usando sua biometria.
Para obter a economia desejada sem perder em nível de segurança, porém, o condomínio precisa contar com uma empresa que além de entender da montagem dos equipamentos, consiga gerenciar toda a segurança do empreendimento.
“Para nós, fica cada vez mais claro a importância de os condomínios procurarem um ótimo fornecedor para a execução desse tipo de serviço, uma vez que essa empresa será responsável por quem entra e sai do condomínio”, alerta Alexandre Paranhos.
Por isso, antes de trocar o seu porteiro por um serviço do tipo, é fundamental saber se a empresa contratada oferece todo o suporte necessário ao condomínio.
“É de suma importância que o condomínio pergunte se o fornecedor tem um plano b para quando acabar a luz, o portão da garagem quebrar, faltar luz, a internet cair. Perguntar como o condomínio vai ser bem atendido quando houver um grande temporal e toda a cidade estiver um caos também é essencial”, assinala Paranhos.
Além dessas perguntas, é interessante checar também com outros clientes que já implementaram o serviço. Saber como foi a mudança e se o suporte oferecido pela empresa foi conforme o combinado e como os condôminos se adaptaram ao serviço também são pontos-chave.
Todas essas perguntas são fundamentais. Isso porque esse tipo de fornecedor não deve apenas cuidar da instalação e manutenção dos equipamentos, mas também ser responsável pela gestão da segurança do empreendimento como um todo.
“Oferecer soluções que vão além da entrada e saída do condomínio é fundamental. O condômino ficar sabendo quem entrou em sua unidade e a que horas, por exemplo, é uma ótima ferramenta de controle de funcionários”, argumenta Paranhos. Os alertas podem ser enviados por e-mail ou sms.
Cuidar da segurança como um todo engloba também acompanhar visitantes e prestadores de serviço pelas câmeras internas do condomínio, por exemplo.
“O mais importante na portaria virtual é fazer uma redução de custos com responsabilidade e segurança”, finaliza o diretor.