23/04/20 08:21 - Atualizado há 4 anos
Por causa da pandemia de coronavírus, a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital, suspendeu a leitura presencial nos medidores para clientes residenciais e pequenos comércios desde o dia 2 de abril. Esta é uma ação preventiva para proteger leituristas e consumidores da COVID-19. Para os clientes cuja leitura é remota, não há mudanças.
A orientação e a recomendação da concessionária é que os consumidores façam a própria leitura durante esse período, porque aponta o consumo real do cliente.
Para quem não fizer a autoleitura, o valor cobrado será a média dos últimos 12 meses, conforme artigo 111 da Resolução Normativa nº 414/10, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte no campo "Próxima Leitura", que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até dois dias antes dessa data ou no próprio dia.
Por exemplo: Data da próxima leitura: 30 de abril Período para informar os números registrados no medidor à Enel: 28, 29 e 30 de Abril Procedimento: O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para um dos canais da distribuidora: app, Agência Virtual ou Call center (0800 7272 120) - nesta opção não necessita foto, apenas a digitação dos números que constam no medidor.
Para moradores de condomínio, a recomendação da Enel é solicitar orientação com representante do empreendimento (zelador, síndico, manutencista) para a coleta das leituras/fotos.
Uma sugestão é que o condomínio informe aos condôminos que desejarem fazer a autoleitura para agendarem um horário com o zelador para fazer a leitura de seu medidor com supervisão e segurança.
É importante que os clientes mantenham seu cadastro atualizado pelos canais digitais da Enel Distribuição São Paulo, por meio dos quais também pode optar por receber a fatura por e-mail e segunda via da conta.
“Apesar de ter suspendido neste momento de crise a leitura dos medidores, continuaremos entregando mensalmente a conta de todos os clientes, seja fisicamente, seja por e-mail para aqueles que já são cadastrados para o recebimento digital", afirma Márcia Sandra Roque, Diretora de Mercado da Enel Brasil.
Ela ainda reforça que os clientes façam a adesão à conta por meio digital, contribuindo para a redução de pessoas em circulação nas ruas. "Permanecemos executando todos os serviços essenciais de manutenção da rede e de atendimento emergencial e comercial, assegurando aos consumidores a continuidade das operações da empresa”, diz Márcia.
Com informações da Enel e G1