quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
Seu condomínio está preparado para garantir a segurança de moradores e funcionários? Veja como se proteger e quais ferramentas são aliadas da segurança na entrada do condomínio.
Especialistas em segurança informam que nos últimos anos, dos crimes cometidos em condomínios, 90% ocorreram pela porta da frente, o que novamente reforça quais são os cuidados que a gestão do condomínio precisa ter.
Antes de tudo, é preciso registrar todas as pessoas que entram e saem, incluindo moradores, visitantes e prestadores de serviço. Em segundo lugar, é importante utilizar a tecnologia para manter essas informações seguras e atualizadas.
Dessa forma, os dados podem ser acessados a qualquer momento pelo porteiro que está na linha de frente e precisa confirmar essas informações antes de liberar acesso para alguma pessoa – além do síndico, que é o responsável não apenas por esses dados, mas também pela segurança de moradores e funcionários do condomínio.
Essas medidas dificultam o acesso ao condomínio, e são um passo a mais na segurança. Câmeras de segurança e comunicação em rádio entre os funcionários garantem que, em casos suspeitos, a comunicação seja rápida e precisa.
Com as imagens gravadas, o condomínio garante um registro dos “possíveis invasores” e pode utilizar essas informações como alerta caso ocorra uma nova tentativa de acesso ao condomínio, além de informações que poderão ser compartilhadas com as autoridades, caso as medidas anteriores falhem.
Ter as informações de cadastro de visitantes é muito importante para a segurança do condomínio. Câmeras e computadores facilitam o processo de segurança, porém, como são dispositivos físicos, estão sujeitos a falhas e podem não armazenar corretamente esses dados.
Para evitar essa dor de cabeça, é recomendável centralizar todas as informações de registro de visitantes e moradores em plataformas ou aplicativos para condomínios como, por exemplo, o Nok Nox.
O síndico precisa garantir que todos os moradores entendam a importância de disponibilizar informações atualizadas. Essa é a única forma de garantir que o acesso ao condomínio esteja de acordo com as normas de segurança e regras já estabelecidas na convenção coletiva.
Para facilitar esse processo, envie comunicados para todos os moradores periodicamente, reforçando a importância de se ter informações atualizadas dentro do aplicativo utilizado, como telefone, e-mail e placa do carro, por exemplo.
Por meio dessas plataformas digitais, o síndico tem toda a segurança dos dados, uma vez que estão protegidos em nuvem. Isso elimina a necessidade de guardar essas informações em planilhas ou pastas no computador da portaria. Ou seja, mesmo que o síndico não esteja no condomínio, ele pode acessar por exemplo o sistema da Nok Nox de forma online pelo celular.
Em condomínios com muitas torres e unidades, o entra e sai de visitantes e prestadores de serviços ocupa praticamente todo o tempo dos porteiros.
Durante a pandemia, o número de entregas por delivery e prestadores de serviço duplicou em alguns condomínios e se manteve até agora. Os clientes Nok Nox chegaram a informar um crescimento de 80% nas encomendas do condomínio, aumentando assim a quantidade de registro na portaria.
Se o condomínio não utilizar um software, aplicativo ou plataforma digital, corre um risco de liberar o acesso a um prestador de serviço ou entregador que nunca teve autorização para acessar o condomínio.
Nesse momento, não apenas os moradores estão em risco como os funcionários, mas também o porteiro, que é o primeiro ponto de contato com visitantes. Em São Paulo, por exemplo, nos últimos anos foi crescente o número de assaltos realizados por prestadores de serviços disfarçados.
Na maioria das vezes, esses casos acontecem através de quadrilhas especializadas e são, em geral, muito parecidos: prestadores de serviço disfarçados informam o nome do morador e unidade e conseguem acesso ao condomínio.
Diferentemente dos casos em que os bandidos estão armados e renderam o porteiro ou zelador, que são casos mais complexos e difíceis de serem evitados, grande parte dos assaltos em condomínios acontece por falta de um procedimento de segurança. Como consequência, o bandido consegue acessar o condomínio informando um nome falso ou, em alguns casos, tendo acesso à garagem.
Quer mais segurança para o condomínio por meio da tecnologia? Acesso o site da Nok Nox e conheça mais detalhes.
Conteúdos produzidos por Nok Nox para moradores, condôminos e síndicos. Matérias e artigos sobre comunicação em condomínios, tecnologia, segurança e eficiência na gestão condominial.