Elevadores
Equipamentos de economia para elevadores
Recursos tecnológios disponíveis no mercado
Por Mariana Ribeiro Desimone
26/11/10 10:27 - Atualizado há 10 anos
Reformas e sistemas para cortar gastos com elevadores:
- A modernização do elevador pode ser uma boa opção para prédios antigos, para melhorar as condições do equipamento sem ter de comprar um novo - cujo custo é bastante elevado. A vida média de um elevador é de 20 anos. A modernização consiste em uma reforma do aparelho, na qual podem ser trocados itens mais importantes, como o quadro de comando e a máquina de tração, ou os mais avariados.
- Contra duplicidade de chamadas: para economizar energia elétrica e proteger o maquinário. Existem sistemas que registram as chamadas apenas para o elevador mais próximo do andar solicitante.
- Sinalizador de elevador preso: para economizar energia elétrica e proteger o maquinário. Se um usuário prender o elevador em um andar, com a porta aberta, o dispositivo toca após 15 ou 30 segundos. Pode ser inconveniente em casos mais esporádicos como mudanças, mas no dia-a-dia ajuda a agilizar o trabalho do aparelho, diminuindo a duplicidade de chamadas (um usuário chamar dois elevadores).
- Sistema contra chamadas múltiplas: para economizar energia elétrica e proteger o maquinário. Se uma criança acionou vários botões, o sistema identifica automaticamente quando o elevador parou em três andares sem que nenhuma porta fosse aberta.
- Acolchoados: para conservar a cabine por mais tempo. Eles protegem as paredes quando há alguma mudança ou transporte de móveis pelo elevador, momento em que fatalmente ocorrem choques e atrito.
- Cuidado com o vidro fumê: portas de elevador com vidro fumê são muito apreciadas esteticamente, mas podem trazer um problema prático. O usuário chama, o aparelho chega no andar, e a pessoa não percebe. Então, chama o outro elevador, gastando mais energia elétrica