Administração
Escolha do síndico
Eleição é tão importante quanto para presidente, veja como escolher
Por Mariana Ribeiro Desimone
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Eleger síndico é como votar para presidente
É preciso conhecer as propostas e descobrir o perfil dos candidatos; Conheça alguns perfis comuns
O papel do síndico é muito importante para o bom funcionamento do condomínio. Por isso, o momento da escolha deve ser levado a sério. Tal como em uma eleição presidencial, antes de eleger o representante é preciso conhecer as propostas e descobrir o perfil dos candidatos. Se o síndico disser que o condomínio está muito alto, indica que está pensando em reduzir despesas e, se isso não for possível dentro de um orçamento, ele provavelmente irá suprimir serviços. Neste caso, a pergunta a ser feita é: o que ele julga ser dispensável para o condomínio?
Rodrigo Karpat é advogado especializado em direito imobiliário e consultor de condomínios. Ele diz que o temperamento da pessoa vai ditar seu comportamento como síndico. “Há aquele que se sente o dono do prédio. Com certeza, ele não permitirá que nada seja feito sem sua anuência. Pior, ele tomará decisões sem consultar os condôminos”, explica.
“Normalmente, o síndico com este perfil tem boas intenções, porém, por ter ficado sem a participação dos outros condôminos, acaba fazendo as coisas da sua forma”, completa.
Outro tipo de síndico que costuma dar trabalho é o poupador. Inicialmente, todos ficam satisfeitos, já que não ocorre aumento do condomínio. Mas, no futuro, o prédio ficará defasado e, na adequação, o valor do condomínio pode dobrar.
Personalidade do administrador aparece no dia a dia
O síndico das obras não costuma causar problemas. Afinal, grandes mudanças devem ser aprovadas pela maioria em assembleia convocada por ele. Porém, se o seu síndico adora inventar uma obra sem necessidade, desconfie de que ele esteja fazendo “caixa dois”, ou seja, ganhando um dinheiro por fora.
O empresário quase não tem tempo para se dedicar ao condomínio e precisará da ajuda da administradora, do subsíndico e do zelador. Por outro lado, ele possui uma grande experiência de mercado e saberá lidar com possíveis crises.
Já o síndico aposentado tem bastante tempo e costuma ouvir o problema de todo mundo. Troque algumas palavras com ele. Se ele contar algum segredo ou fizer alguma fofoca sobre outro morador, desconfie. Quem fala de alguém para você, falará de você para outras pessoas.
Fonte: http://www.redebomdia.com.br/