Peecauções para evitar desvios no dinheiro por parte da administradora
Por Mariana Ribeiro Desimone
06/12/10 08:24 - Atualizado há 10 anos
Na hora da contratação da administradora:
Para evitar ser vítima de fraude por parte da empresa administradora ou do escritório de contabilidade, o condomínio deve se cercar de vários cuidados.
Fatores como credibilidade e tradição no mercado são mais importantes do que o preço cobrado pelos serviços.
Isso porque 60% das empresas do setor não sobrevivem ao terceiro ano.
O síndico deve visitar a sede da empresa contratada.
Deve pedir informações sobre os administradores e sócios da empresa ao INSS, à Receita Federal e aos órgãos de fiscalização.
É importante visitar condomínios clientes da administradora.
Deve pedir uma carta de idoneidade bancária da empresa.
Verificar se a empresa é filiada a entidades do setor, como CRECI e AABIC.
Verificar também a formação profissional dos sócios da empresa.
Depois de contratada a empresa:
O prédio não pode ser omisso em relação à prestação de contas da administradora.
Exigir que a prestação de contas seja enviada mensalmente e não tolerar atrasos.
Acompanhar os pagamentos e verificar se eles estão sendo feitos com multa, o que denota desorganização e descumprimento de prazos pela empresa ou contador.
Exigir certidões negativas de INSS e FGTS.
Ficar atento a reclamações dos funcionários, como eventuais atrasos de salário. Isso pode ser indício de que as coisas não estão funcionando bem.