30/12/22 08:05 - Atualizado há 1 ano
Facilities, ou Facilities Management, é um termo criado para designar o gerenciamento de profissionais que prestam algum serviço terceirizado dentro de um estabelecimento, inclusive condomínio.
Em um condomínio-clube, por exemplo, com muitas áreas de lazer, a administração pode terceirizar os serviços prestados nesses espaços e trazer uma série de vantagens não só para quem usufrui dos serviços, mas também para a gestão.
Dessa forma, facilities é a uma tendência de conforto, economia e eficiência para os condomínios e sinônimo de mais qualidade de vida e opções de lazer, segurança e bem-estar para os condôminos.
Quer saber mais sobre facilities em condomínios, como funcionam, quais os mais usuais e quais as vantagens desse modelo de prestação de serviço? Abaixo preparamos um conteúdo completo para você. Boa leitura!
Imagine a seguinte situação: o condomínio onde você mora não tem nenhum serviço especializado como: monitoramento remoto das câmeras de segurança, portaria 24h, academia e lavanderia.
Sabe-se que oferecer esses serviços é uma forma de fidelizar os moradores, oferecer mais qualidade de vida e também é um atrativo e meio de valorização do empreendimento.
Entretanto, o condomínio não tem caixa suficiente para investir nessas estruturas. Então, uma maneira de oferecer isso é terceirizando os serviços.
Chamado de facilities, esse tipo de prestação de serviço por empresas especializadas usa o espaço do condomínio para oferecer os serviços e o síndico ou a administradora faz o gerenciamento das atividades.
Ainda vale adicionar que esse tipo de gerenciamento é complexo e deve ser feito de forma assertiva. Desse modo, é essencial que a administração do condomínio tenha expertise para fazer toda a gestão de facilities e o bom intermédio com as empresas terceirizadas.
Abaixo separamos os serviços de facilities mais comuns e mais buscados nos condomínios. Confira!
Contratar serviços tecnológicos e mais avançados de segurança é oneroso no final das contas. Além disso, manter a gestão de uma portaria 24h também. Dessa forma, apostar em facilities de segurança é uma excelente opção.
Isso vai aumentar a segurança do condomínio, já que os condôminos não poderão interferir nos métodos da empresa, o que reduz a pessoalidade em casos de desrespeito às regras e oferece mais tranquilidade aos moradores.
Desse modo, os condôminos podem votar, em assembleia, que modelo de portaria e técnicas de segurança implantar.
Garantir a limpeza, manutenção e conservação das áreas comuns exige treinamento, supervisão e uso de bons produtos e materiais, o que onera o condomínio. Assim, terceirizar esse serviço pode ser ideal.
Por meio dos facilities é possível reduzir os gastos com insumos para a manutenção das áreas, já que as empresas prestadoras de serviços fornecem os equipamentos e materiais necessários.
Isso reduz também a necessidade de contratar um especialista para cada serviço. Além disso, ganha-se com a otimização de recursos e na solução de questões relacionadas à manutenção.
Se o perfil de morador do condomínio é de quem faz academia, pelo menos 3 vezes na semana, contratar empresas especializadas nesse serviço é um grande diferencial. Tanto em relação ao mercado quanto na fidelização dos moradores.
Dessa forma, para não precisar investir em estruturas e equipamentos, o condomínio pode arrendar o espaço para uma academia ou assessoria esportiva ou fazer uma parceria com uma academia próxima ao empreendimento.
Da mesma forma, o condomínio também pode oferecer o serviço de personal trainers para fazer o acompanhamento dos moradores e garantir que a atividade física esteja sendo feita de forma correta.
Oferecer o serviço de lavanderia em condomínio como facility é também uma forma de economia.
O gasto de água das casas ou apartamentos será menor e, assim, haverá uma redução no consumo e consequentemente na conta. O que afeta diretamente e positivamente nos custos do condomínio e do morador.
Dessa forma, é necessário criar regras para o uso e oferecer um serviço de qualidade no cuidado das roupas dos moradores.
Tendência no mercado, o serviço de dog walker ou passear com o cachorro, em tradução, é um facility bastante procurado pelos brasileiros que moram em condomínio.
Até porque o mercado de pets vem crescendo e os donos querem sempre oferecer uma boa experiência para seus bichinhos. Dessa forma, contratar uma empresa de dog walker oferece segurança para os tutores e qualidade de vida para os animais.
Já imaginou fazer uma aula de idioma dentro do condomínio? Ou levar seus filhos para uma aula de teatro ou de dança na brinquedoteca? Pois bem, com facilities bem implementadas no condomínio, os moradores não precisam sair de casa para aprender outras atividades.
Dentro do condomínio, haverá professores e educadores especializados para oferecer os mais variados cursos e atividades: línguas, esportes, oficina de leitura e outros.
Ou seja, o condomínio pode fechar contrato com uma ou várias empresas especializadas em esporte, cultura e entretenimento para oferecer atividades extracurriculares para os moradores, sejam adultos, crianças ou idosos.
Se o seu condomínio é grande, e tem várias torres, é comum precisar de algum serviço e não encontrar ninguém da administração para te ajudar. Desse modo, contratar um facility de recepção e atendimento é uma opção.
Além de dar suporte para os condôminos nas questões do dia a dia, essa equipe pode ajudar na recepção de visitantes, no uso do salão de festas e também na logística de uso de facilities contratados pelo condomínio.
Assim, tudo fica organizado e o condômino sabe a quem recorrer, sem precisar acionar o síndico!
Outra tendência do mercado condominial é oferecer serviços em que os moradores pagam pelo uso, ou pay per use. É prático porque só paga quem usa, e o valor é cobrado separadamente, desvinculado do rateio mensal.
Há uma infinidade de serviços que podem ser oferecidos nos condomínios nessa modalidade: desde car wash até serviços de salão de beleza.
De modo geral, a principal vantagem do modelo de facilities é oferecer um serviço de qualidade, pois a empresa contratada só tem um objetivo: se concentrar em prestar o serviço da melhor forma.
Além disso, os condôminos não precisam se preocupar com manutenção, gastos extras e problemas, pois com a terceirização de serviços, os responsáveis pela manutenção das atividades são os donos da empresa.
Desse modo, os moradores podem apenas usufruir das atividades sem se preocupar com a logística.
Outra vantagem importante é a redução de custos, pois o sistema de facilities otimiza os serviços e encargos trabalhistas. Além de gerar economia nos custos operacionais.
Há também um ganho de qualidade de vida e bem-estar dos moradores, valorização do condomínio no mercado, inovação no empreendimento, mais segurança do dia a dia de todos e a certeza de que os serviços oferecidos são prestados por especialistas.Uma forma usual de gerenciar facilities em condomínio é o sistema de pay per use, em tradução, pague pelo uso, conforme citado anteriormente.
Mesmo que o morador já pague a taxa condominial, não tem como o condomínio oferecer esses serviços de graça. Principalmente, atividades como: personal trainer, dog walker, cursos, lavanderia e outros.
Agora, serviços como: segurança, logística e administração, serão rateados na taxa condominial, pois são serviços gerais do condomínio.
Desse modo, o pay per use é uma excelente opção, pois só paga quem usa. Assim, fica justo com todos e a única preocupação da administração do condomínio será como gerenciar isso tudo.
Importante que tudo seja deliberado em assembleia e seja disciplinado nas regras do condomínio. Lembre-se que oferecer facilities no condomínio não é transformar o condomínio residencial em comercial.
Ou seja, é importante seguir as regras do condomínio para implantar esse tipo de serviço no empreendimento.
Portanto, usar um sistema de facilities é uma forma de possibilitar mais qualidade de vida, facilidade e comodidade para os moradores, redução de custos e valorização do condomínio.
Estude esse modelo de negócios, mapeie quais condomínios que sua administradora atende e veja em quais deles a implantação desse tipo de serviço pode ser viabilizada. Fale com o síndico, analise quais serviços são interessantes para cada cliente e apresente a ideia aos condôminos na próxima assembleia.
Essa ação proativa certamente fará a diferença na maneira como síndicos e condôminos avaliam a sua prestação de serviço e fidelizará seus clientes.
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