Gás - instalações

Vazamento de gás: pontos de atenção para condôminos

Conscientizar moradores sobre os sinais que devem acender um alerta para vazamento de gás no condomínio é fundamental. Veja como orientá-los!

Por Mariana Ribeiro Desimone | Atualizado por Beatriz Quintas em 20/10/2023

07/12/10 03:22 - Atualizado há 1 ano


Prevenir acidentes provocados pelo vazamento de gás em condomínios é um trabalho conjunto. Dessa forma, campanhas de conscientização devem fazer parte do planejamento anual do síndico, a fim de que moradores possam identificar rapidamente os sinais de alerta em suas respectivas unidades, evitando problemas mais graves.

Principais recomendações que devem ser compartilhadas

Segundo os especialistas consultados pelo SíndicoNet, ao elaborar um cartaz ou comunicado voltado aos condôminos, o gestor não pode deixar de incluir as seguintes orientações:

Vistorias são fundamentais para prevenção de vazamento de gás

Além de fiscalizar áreas comuns para garantir a segurança de todos no condomínio, a inspeção de unidades também é uma medida que deve ser realizada periodicamente. No caso do estado do Rio de Janeiro, a autovistoria é obrigatória e deve ser realizada até março de 2026.

"Deixando inspeções nas residências sob a responsabilidade exclusiva de moradores, os prazos geralmente são perdidos. Então, o ideal é que o síndico tenha a data fixa em mente e comunique a todos sobre a necessidade de averiguações ou substituições de válvulas", explica Laura Mitterer, engenheira cofundadora da Éleme.


Serviço:

Fontes consultadas: Corpo de Bombeiros de São Paulo; Felipe Lima (engenheiro manutencista) e Laura Mitterer (engenheira cofundadora da Éleme)