Administração

Gases na garagem

Falta de circulação de ar pode ser nociva à saúde de condôminos

Por Mariana Ribeiro Desimone

terça-feira, 30 de abril de 2013


Ausência de circulação de ar gera sérios problemas em garagens de edifícios

 
Por Hallita Avelar
 
Não é muito difícil perceber a ausência de saídas de ar em algumas garagens localizadas no subsolo de edifícios residenciais e comerciais. O problema, segundo especialistas, leva ao acúmulo de gases nocivos à saúde liberados pelos automóveis, fato que pode provocar desmaios e até matar.
 
De acordo com um dos proprietários da Argus Engenharia Ltda., Carlos Alexandre Torres, o perigo está principalmente em prédios comerciais, uma vez que o fluxo de carros é maior nesse tipo de empreendimento.
 
“O problema da concentração do monóxido de carbono pode ser resolvido através de ventilação natural, lembrando que é preciso haver uma abertura de entrada e outra de saída no lado oposto, ou por meio de exaustão mecânica, que é um sistema que troca o gás nocivo pelo ar puro do ambiente externo”, explicou o engenheiro mecânico.
 
Outro malefício que os gases liberados pelos veículos podem trazer está relacionado ao próprio prédio. Por serem corrosivos, eles podem prejudicar consideravelmente a estrutura da edificação.
 
“É importante que o projeto já preveja uma solução para essa questão, do contrário os prejuízos podem ser enormes para quem transita pela garagem”, alertou.

Fonte: http://revistaedificar.com.br/