Coluna: De Olho no Mercado

Geladeira inteligente sem custos para condomínios

E se as bebidas que os condôminos tanto gostam estivessem a um elevador de distância? Zé Express alia ultra conveniência à valorização da gestão do síndico

Por Beatriz Quintas

06/06/24 12:43 - Atualizado há 5 meses


Com uma rotina cada vez mais agitada e integrada à tecnologia, condomínios que adotam o conceito de ultra conveniência têm caído nas graças de moradores que buscam mais tempo para aproveitar o aconchego de seus lares, seja para trabalhar ou reunir familiares e amigos. Dentre as soluções criadas para atender esse desejo, uma se destaca pela praticidade de implementação: a geladeira inteligente do Zé.

Atento a essa tendência, a Ambev criou uma versão própria do equipamento para que o consumidor tenha a comodidade de encontrar produtos de qualidade independente de onde estiver. Batizado de Zé Express, o refrigerador é o mais compacto do mercado, ocupando apenas 1 m², e não exige qualquer investimento financeiro do condomínio.

"Acreditamos que, para o síndico, a instalação do nosso equipamento demonstra uma gestão conectada com a tecnologia e preocupada com o bem-estar dos moradores, levando praticidade e segurança na compra de bebidas para dentro do condomínio. Estamos juntos na valorização da diversão em casa e também do seu trabalho", defende Felipe Essado, head do Zé Express.

Entenda como funciona a geladeira inteligente Zé Express

Segura e tecnológica, a geladeira inteligente Zé Express faz uso de Inteligência Artificial para que as compras sejam realizadas em poucos segundos. Uma vez instalada no condomínio, o morador já pode cadastrar dados pessoais e de cobrança no aplicativo, depois basta escanear o QR Code na máquina para retirar as bebidas que quiser. O reconhecimento dos produtos é feito pela tecnologia e o valor é debitado automaticamente no cartão de crédito, num processo semelhante ao dos apps de corrida.

Para evitar o desabastecimento sem que seja necessária qualquer ação do síndico, todas as vendas são acompanhadas em tempo real por meio de uma plataforma de gestão. Dessa forma, a equipe previamente cadastrada na portaria faz a reposição seguindo o cronograma acordado com o gestor, definido com base no tamanho do empreendimento e no perfil dos consumidores.

Durante esse processo, o abastecedor higieniza a geladeira, garantindo que ela fique sempre limpa e visualmente agradável. Manutenções preventivas não são necessárias, mas técnicos estão sempre à disposição caso alguma falha seja sinalizada pelo síndico.

O Zé Express oferece também uma ajuda de custo para cobrir o consumo de energia. "Esse repasse é feito mensalmente, tendo como parâmetros o custo do Quilowatt-hora e o consumo especificado pelo fabricante da geladeira inteligente. Por não temos um medidor, o benefício é calculado com base na média desses valores e também no faturamento mensal da geladeira", explica Felipe.

Em caso de queda de energia, uma bateria interna mantém os procedimentos de segurança operantes por cerca de doze horas, após esse período a trava restringe as compras até que o fornecimento de energia seja normalizado.

Segurança reforçada contra furtos e acessos indevidos

Durante a jornada de cadastro do cliente, é solicitado o envio de um documento pessoal (RG ou CNH) para assegurar que ele seja maior de 18 anos. A cada compra, como uma camada extra de segurança, a trava só é liberada com o reconhecimento facial por meio de selfie no aplicativo. Se as fotos não forem compatíveis, uma mensagem de erro será exibida e a geladeira não é destravada.

Vinculada à plataforma de monitoramento em tempo real, há duas microcâmeras instaladas na parte superior da geladeira inteligente. Assim, caso exista a suspeita de furto ou acesso indevido, é possível verificar as filmagens armazenadas na nuvem com base no registro de transações feitas pelos consumidores.

"Como estamos numa zona de segurança, dentro de condomínios fechados, além de evitar esses transtornos, conseguimos identificar o responsável e bloqueá-lo para que não tente uma segunda compra", detalha o head do Zé Express.

Benefícios vão da personalização à valorização do síndico

Eventos dentro do condomínio são ótimas oportunidades para fortalecer o senso de comunidade e promover a harmonia na vizinhança com uma maior interação entre os moradores. Uma das dificuldades encontradas pelo síndico na organização dessas confraternizações, no entanto, é definir se haverá ou não snacks e bebidas para consumo no local.

"Levar a diversão para dentro do condomínio é um dos nossos pilares estratégicos", ressalta Felipe. "Por isso, contamos com a colaboração dos gestores para realizar ativações, como a distribuição gratuita de brindes nessas ocasiões especiais, é só fazer uma solicitação ao nosso time de pós-vendas".

Com um portfólio cada vez mais amplo e diversificado, a geladeira inteligente Zé Express contém bebidas alcoólicas e não alcoólicas, incluindo matinais, lácteos e energéticos.

Segundo o head Felipe Essado, a grande oportunidade era personalizar os produtos para atender comunidades tão diversas, por isso foi criada uma pesquisa NPS para que os moradores compartilhem seus desejos e opiniões ao final de cada compra.

Além disso, descontos especiais são frequentemente liberados aos finais de semana e, em breve, os condôminos poderão usufruir de um programa de fidelidade conectado ao ecossistema.

Qualquer condomínio pode instalar uma geladeira inteligente?

Alguns requisitos básicos são necessários para garantir o pleno funcionamento da geladeira inteligente Zé Express dentro dos condomínios. São eles:

Síndicos e moradores podem requisitar um estudo de viabilidade preenchendo este formulário (clique aqui). Um time específico de aquisição de condomínios entrará em contato via telefone ou WhatsApp para solucionar todas as dúvidas com antecedência.

Sendo confirmados interesse e compatibilidade, o contrato é firmado e o equipamento já pode ser instalado!

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.