Gerenciar os funcionários é uma das tarefas que requer maior atenção na administração do condomínio. Para os principais problemas, como leis trabalhistas, dicas de contratação, escalas de horários e orientação para procedimentos de segurança, você encontra ferramentas práticas no SíndicoNet (ver itens relacionados).
Muitas vezes os condomínios têm gastos excessivo com horas-extra, por causa de escalas de horário mal elaboradas, ou por haver menos empregados do que o necessário.
É relativamente comum ex-empregados entrarem com processo trabalhista contra condomínios. Isso acontece porque muitos síndicos ou administradoras os mantêm em situação irregular, sem registro ou sem o pagamento devido dos direitos trabalhistas. A situação financeira do condomínio pode ficar delicada por causa de indenizações decorrentes destas ações, além de gastos com advogados.
Para evitar gastos excessivos com horas-extra o ideal é ter uma escala bem feita. Pode-se pedir ajuda à administradora para tanto
Em caso de funcionários terceirizados, o condomínio também deve acompanhar o recolhimento de encargos trabalhistas, já que em caso de falência, o condomínio pode vir a arcar com esses custos
Primeiros passos
Verificar se a situação dos empregados está regular.
No Guia sobre Funcionários do SíndicoNet, você pode consultar facilmente os pontos mais importantes da legislação trabalhista, e as dúvidas mais freqüentes sobre o assunto.
Verifique se há gastos excessivos com horas-extra.
Terceirizar pode ser uma boa opção, mas exige cuidados. Consulte o nosso Guia sobre Terceirização de funcionários e informe-se sobre esta alternativa.