15/06/20 10:23 - Atualizado há 4 anos
Que bom seria se o síndico pudesse apertar um botão e ter o controle dos processos, os problemas detectados e, com todas as informações à mão, incluindo o cumprimento de prazos e o acompanhamento dos resultados, desenvolver o olhar abrangente da boa gestão.
é possível fazer o monitorar o cumprimento das manutenções preventivas planejadas para o condomínio por meio do software de gestão da manutenção In Motion CONDOS.“O síndico tem acesso a relatórios e estatísticas referentes à manutenção predial e de equipamentos. Tudo em tempo real e apenas com o uso do smartphone”, descreve Sergio Rocha, CEO Brasil da Byte in Motion, desenvolvedora da plataforma.
Todos os equipamentos do prédio são cadastrados na plataforma In Motion CONDOS, com a descrição das características, anexando manuais e outros documentos para acesso, assim como as rotinas de manutenção preventiva com check-list de tarefas e periodicidade.
Os itens são cadastrados com indicação de onde estão alocados.
a interação do condômino com a ferramenta de gestão da manutenção é bem simples, permitindo que o mesmo abra um chamado lendo um QR Code – colocado no equipamento ou no ambiente onde foi detectado o problema a corrigir –, por exemplo, e possa fazer o acompanhamento dos chamados abertos.“A estrutura física do prédio, o seu layout, terá uma organização lógica na plataforma In Motion CONDOS. Qualquer usuário do condomínio, por exemplo, um condômino, pode abrir um chamado corretivo, descrevendo o problema e anexando, inclusive, uma foto”, explica o CEO.
Ao ser notificado de uma nova solicitação, o chamado pode ser encaminhado automaticamente para o prestador de serviço responsável pelo ativo ou o zelador encaminha para a empresa ou técnico responsável.
Este acessa o aplicativo do In Motion CONDOS, onde estão as ordens de serviço para executar a solicitação. Esse profissional dará baixa em tempo real no aplicativo, anexando foto da conclusão.
Com a manutenção preventiva é a mesma coisa. Uma vez agendadas no sistema, uma ordem de serviço é disparada para o responsável, com o check-list respectivo.
O zelador pode, ainda, fazer a filtragem dos chamados abertos, encaminhando-os para as empresas externas e/ou para os técnicos do próprio condomínio.
setup inicial da plataforma é de responsabilidade da Byte In Motiontreinamentosíndico, zelador, técnico – possa depois ir alimentando, de forma natural, a plataforma com prazos e informações para novas manutenções.A plataforma In Motion CONDOS pode ser configurada para que esses alertas sejam feitos via e-mail e/ou push notifications. Essa funcionalidade é configurada para cada usuário de forma diferenciada.
“Os usuários e os técnicos cadastrados na plataforma terão níveis de acesso à informação de forma diferenciada, conforme a orientação dos responsáveis do condomínio”, acrescenta Sergio Rocha, CEO Brasil da Byte in Motion.
O acesso pode ser feito tanto via app mobile (iOS ou android) ou browser no computador.
Confira outras vantagens:
Além disso, a plataforma permite um registro, num mesmo lugar, de todo o histórico das intervenções, com todos os relatórios guardados e acessíveis, evidenciando o "quem, quando, quanto e como" para cada intervenção, responsabilizando também todos os intervenientes.
A contratação do In Motion CONDOS é feita com um licenciamento mensal. Os valores variam conforme o tamanho do condomínio e dos ativos a cadastrar, assim como do número de usuários a cadastrar (lembrando que os condôminos são usuários sem custo).
Além da mensalidade, existe um custo inicial para implantação do sistema, que inclui todo o setup e cadastro da plataforma, assim como treinamento aos usuários. Para condomínio de cerca de 50 unidades, três usuários (gestores e/ou técnicos), por exemplo, o custo aproximado mensal é de R$ 6,00 por unidade e um custo de implantação de R$ 2.000.
O retorno sobre o investimento (ROI) para o condomínio depende, mais uma vez, do tamanho e do controle que exista no custo real com a manutenção.
Segundo Rocha, a contratação de uma ferramenta de gestão da manutenção como o In Motion CONDOS se enquadra numa despesa operacional do edifício (OPEX).
"Usando uma ferramenta própria de gestão de manutenção, o síndico garante a guarda de todo o histórico dos seus ativos, assim como um maior controle sobre todos os processos e intervenientes na operação das suas instalações”, diz Sergio Rocha, da Byte in Motion.
Deu para ver o quanto a tecnologia pode facilitar a vida do síndico na gestão da manutenção do condomínio? Pode ter certeza de que todos vão se beneficiar de uma administração mais tranquila e eficiente.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.