17/11/10 12:04 - Atualizado há 5 anos
A cada mês, mais papeis se acumulam nos arquivos dos condomínios. Para se ter uma ideia, um condomínio comercial ou residencial acumula, em média, mil novos documentos por ano.
Mas, será que é mesmo necessário guardar toda essa papelada? E como guardá-la?
Muitos documentos devem sim ser arquivados com cuidado e por muito tempo – alguns até para sempre - como as plantas do condomínio e documentos referentes aos funcionários e impostos. Outros, podem ter uma vida mais curta (veja abaixo tabela de prazos).
Por isso, devem estar sempre à mão, seja em um arquivo organizado ou digitalizados.
Caso o Ministério do Trabalho, por exemplo, peça algum documento para o condomínio, esse deve entregá-lo em dois ou três dias. Já imaginou procurar um ou dois papéis no meio de uma bagunça enorme?
O advogado Marcio Hachkorsky ressalta também que as ações judiciais no Brasil, em sua grande maioria, somente aceitam provas documentais, ou seja, em papel.
Por isso, guardar bem documentos como comprovantes de pagamentos de salários e direitos dos funcionários, como fundo de garantia, pode evitar problemas com a justiça.
Ele destaca ainda que um condomínio pode processar seu síndico se for condenado a pagar uma grande indenização a um funcionário porque o síndico não tinha os documentos necessários devidamente arquivados. Nesse caso, ele pode ser responsabilizado pelo prejuízo.
Há quem opte por deixar uma parte dos documentos com a administradora. Sendo assim, deve-se checar se a empresa oferece esta facilidade e se cobra por este tipo de serviço. É importante também garantir que a mesma consegue localizar os documentos desejados em até dois dias.
Nesses casos, ficam no condomínio a papelada referente aos funcionários e, na empresa, os outros.
Toda a documentação em poder da administradora deve ficar disponível para consulta dos condôminos no local. Normalmente, as visitas são agendadas.
Em alguns casos, o síndico se sente mais seguro tendo todos os documentos sob a sua guarda – e responsabilidade. O ideal é que sejam guardados em uma sala de acesso restrito do condomínio, e não na casa do síndico, por exemplo.
Controlar os papéis arquivados também é fundamental. Então, se emprestar algum documento, procure ficar com o original e fornecer uma cópia. Se não for possível, tenha sempre um protocolo de empréstimo com informações da pessoa que retirou documentos.
Confira uma lista com os principais documentos que fazem parte da administração de um condomínio e o tempo que devem ser arquivados, segundo orientações dos especialistas consultados, Procon e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
TIPOS DE DOCUMENTOS | PRAZO DA GUARDA |
Apólices de Seguro de Vida | 05 anos após a vigência |
Cartão de CNPJ | Permanente |
DARF IRRF | 07 anos |
DARF PIS | 10 anos |
DIRF | 05 anos |
Exames Médicos (Adm, Dem. Periódico) | 20 anos |
GFIP (FGTS - RE / GR) | 35 anos |
Folha de Pagamento | 35 anos |
Folha de Ponto | 06 anos |
Formulário CAGED | 05 anos |
GR Contribuição Sindical / Assistencial | 05 anos |
GPS | 10 anos |
Holerite / Recibo de Pagamento | 05 anos |
Laudo PPRA | 20 anos |
Livro de Inspeção do Trabalho | Permanente |
Processos Trabalhistas | Permanente |
Prontuários de Funcionários | Permanente |
RAIS | Indeterminado |
Recibo de Vale Refeição / Cesta Básica | 10 anos |
Recibo de Vale Transporte | 05 anos |
Dossiê (Convenção / Especificação) | Permanente |
Extratos Bancários | 01 ano |
GPS - Seguridade Social | 10 anos |
Livros de Atas de assembleia | Permanente |
Orçamentos / Contratos de Obras | Até o final da garantia |
Pastas de Prestação de Contas | 10 anos |
Plantas do Condomínio | Permanente |
Seguros de Incêndio - Apólice | 05 anos após a vigência |
Fonte: Marcio Rachkorsky; Lello Condomínios; Alvaro Esper de Oliveira (diretor da Estec Tecnologia), Marcio Bagnato (gerente de condomínios da administradora Habitacional), Jacques Bushatsky (diretor do Secovi-SP), Julio Herold (gerente da Auxiliadora Predial) e Marcos Roberto Gouveia (auditor da Odara Auditoria em Condomínios).