Joaquim Venancio

Black Friday 2022: seu condomínio está preparado?

Portarias e rotina dos condomínios devem sofrer forte impacto em uma das principais datas do consumo brasileiro. Volume de entregas de encomendas tende a crescer, em média, 15% na Black Friday deste ano, em relação aos meses anteriores

Por Joaquim Venancio*

03/11/22 03:42 - Atualizado há 2 anos


Após se consolidar como uma das mais importantes datas do calendário do varejo nacional - impulsionada pelo crescimento do e-commerce no Brasil - a Black Friday se aproxima e com ela cresce uma preocupação relevante para os síndicos e funcionários de condomínios: a gestão adequada da enxurrada de encomendas, com chegada prevista para o mês de dezembro.

condomínios precisam estar prontos e aptos a receber um volume consideravelmente maior no mês de dezembro, em comparação com novembro e os demais meses do ano.

É o que mostram dados do NokNox, aplicativo que lidero aqui no grupo QuintoAndar que possui uma plataforma de moradia que conecta moradores de condomínios a síndicos, porteiros e prestadores de serviços.

De acordo com insights coletados por nós aqui na empresa, a expectativa é que a Black Friday 2022 tenha um crescimento de, pelo menos, 15% no volume de encomendas recebidas nos condomínios no mês de dezembro, em comparação com o mês anterior.

Black November

Em 2022, a Black Friday acontece em 25 de novembro. Mas vale lembrar que algumas gigantes do varejo já operam com o “Black November”, promoções que antecedem a Black Friday.

E esse fenômeno também deve antecipar e aumentar a chegada de encomendas nos condomínios. Ainda segundo nossos dados do NokNox, novembro de 2022 tende a ter 4% a mais de encomendas em relação a novembro de 2021.

Impacto na gestão de encomendas nos condomínios

média mensal de objetos registrados na portaria salta de 1.387 para 1.700 na Black Friday.

Ou seja, cada apartamento recebe, em média, 5,4 encomendas por mês durante a Black Friday. Fora da Black Friday, esse número cai para 4,2 pacotes por apartamento.

A conclusão é que a Black Friday adiciona, pelo menos, uma a duas encomendas por apartamento. Então, para exemplificar a dimensão: se um condomínio clube tem 1.200 apartamentos, a portaria receberá, em média, 1.440 encomendas a mais em dezembro, impulsionadas pela Black Friday.

Horário de chegada X Horário de retirada de encomendas

Outro dado interessante é o horário de entrega de encomendas nos condomínios versus o horário de retirada dos pedidos pelos moradores.

Nos condomínios em que o NokNox está presente, até o mês de outubro, mais da metade das encomendas foi retirada em menos de 3h. Veja os detalhes:

Mais de meio milhão de encomendas foram recebidas nos condomínios NokNox de janeiro a outubro de 2022. A tendência é que os pedidos da Black Friday sejam retirados pelos moradores 1h antes que em períodos normais.

Com o aumento de volume de encomendas na Black Friday, é importante que os síndicos estejam atentos à gestão mais eficiente de entrega dos pedidos para reduzir o tempo de retirada de objetos e não sobrecarregar as portarias dos condomínios. 

O maior volume de entregas acontece entre 11h e 17h, com pico às 15h.

Aplicativos para condomínios

Essa projeção de avanço na Black Friday também torna ainda mais relevantes os aplicativos para condomínios, que podem apoiar a gestão de encomendas por conta da praticidade, transparência e agilidade na comunicação com os condôminos.

A ferramenta emite alertas no celular do morador, rastreáveis para fins de controle e relatórios, entre outros fatores.

Nos condomínios adeptos de aplicativos, o morador é informado da chegada de uma encomenda pelo sistema e não mais pelo interfone, e as pessoas vão retirar na portaria ou no administrativo.

De acordo com o Censo SíndicoNet, realizado com mais de 5 mil pessoas em todo o país, 34,3% dos condomínios ouvidos utilizam aplicativos para registrar ocorrências, envio de comunicados, fazer reservas, responder enquetes, entre outras ações.

Outro insight do Censo é que os moradores de condomínios vêm utilizando cada vez mais essa tecnologia, mas ainda com baixo engajamento: 12% não usam e quase 50% utilizam, mas com pouca frequência.

O aplicativo NokNox opera em todas as regiões brasileiras, com uma base de quase 46 mil usuários cadastrados e cerca de 135 mil unidades habitacionais em mais de 1000 condomínios – cerca de 67% dos usuários utilizam o aplicativo todas as semanas, ou seja, um engajamento bem maior do que a média dos demais aplicativos apontada pelo Censo.

O que faz uma encomenda ficar pouco tempo na portaria?

É essencial que os condomínios utilizem uma solução que ajude a reduzir o tempo em que as entregas ou correspondências fiquem na portaria. Por isso, a tecnologia é imprescindível nesse sentido. Recomendamos, então:

Regras claras na gestão de encomendas e correspondências

Também é importante se atentar a aspectos legais na gestão de encomendas e correspondências em condomínios.

De acordo com fontes ouvidas pelo portal SíndicoNet, o recebimento de encomendas e correspondências por parte de prepostos do condomínio, em nome dos condôminos ou do próprio condomínio, exige a adoção de logística compatível com a importância dos atos, sob pena de responsabilidade civil pelos danos causados, e, em alguns casos, até mesmo criminal.

Assim, é de fundamental importância que se estabeleçam regras no regimento interno do condomínio, fruto da participação e decisão dos condôminos em assembleia, para legitimar o procedimento a ser implementado.

Sem limitações formais a direitos e obrigações, o condomínio estará diante de uma terra ‘sem leis’, com espaços para os famosos ‘jeitinhos’, em que inevitavelmente todas as responsabilidades recairão sobre o condomínio e para o síndico.

Curva tecnológica nos condomínios

Ainda de acordo com o Censo SíndicoNet, a curva de adesão tecnológica no setor condominial cresceu de forma significativa durante a pandemia. Segundo dados da pesquisa, portarias remotas, uso de apps e assembleias virtuais estão cada vez mais presentes em condomínios no Brasil.

O Censo SíndicoNet mostra também que 12% dos condomínios já utilizam portaria virtual ou remota. Outros 36% dos gestores disseram ainda não usar, mas consideram a ferramenta como uma opção futura. No Censo de 2018, apenas 7,7% dos condomínios usavam portaria virtual ou remota. Um crescimento de 55,85% em 3 anos.

Por fim, seguramente, com uma gestão adequada aliada à uma tecnologia eficiente, a Black Friday 2022 tem tudo para ser um sucesso de logística nos condomínios brasileiros.

(*) Joaquim Venancio é CEO do NokNox e tem mais de 25 anos de sólida experiência nas áreas de marketing, tecnologia e transformação digital.