14/01/21 10:10 - Atualizado há 3 anos
Tão desagradável quanto a presença do lixo é a gestão dele. Em todas as esferas — governamentais, municipais, regionais, ou mesmo condominiais — , boa vontade não é suficiente para resolver esse problema complexo, para dizer o mínimo.
implementar um projeto de coleta seletiva em condomínios. E isso inclui infraestrutura, treinamento dos funcionários e orientação aos moradores a fazerem a separação e o descarte corretos do lixo.
O que seria um projeto valoroso, mas difícil de ser realizado pela necessidade de conhecimento e pelo alto custo, pode ser totalmente viável. O Instituto Muda fechou parceria com Tetra Pak, Ambev e Nestlé para realizar o projeto de coleta seletiva em condomínios, com início já para o primeiro semestre de 2021.
Atuando desde 2007 com a promoção de práticas sustentáveis nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo através da gestão de resíduos, o Muda e as duas parceiras pretendem patrocinar 50 condomínios.
volume de lixo nas residências cresceu com a pandemia.A expertise do Instituto Muda, em números, corresponde à gestão de resíduos de 300 condomínios, com dezenas de milhares de moradores conscientizados.
As empresas patrocinadoras disponibilizam contêineres e estações de recicláveis especiais, entre eles, pilhas e baterias, óleo de cozinha e eletrônicos.
As parcerias com os condomínios são rápidas e simples. O passo a passo ocorre da seguinte forma:
A síndica Roseli, do Condomínio Letícia, em São Paulo, conta que a parceria com o Instituto Muda foi muito eficiente. A coleta seletiva envolveu as 60 unidades e foi iniciada no final de 2020, com a instalação dos contêineres e treinamentos dos moradores e funcionários.
“Foi super simples. Recebemos os contêineres, fizemos o treinamento e mandamos comunicados por e-mail e Whatsapp e afixamos nos elevadores. Na semana seguinte já começamos a coletar”, relata a síndica.
Assim que toda estrutura ficou pronta, Roseli conta que os moradores logo começaram a gerir melhor seus resíduos.
“Tivemos uma adesão de 90% em apenas um mês. Os 10% restantes são pessoas que ainda resistem, porém, já estamos conversando sobre os benefícios ambientais e sociais, e que ajudam a alimentar famílias”.Os resultados não podiam ser melhores. Com 70% do lixo reciclado, a síndica não deixa de manifestar sua satisfação:
“É impressionante como, aos poucos, fica prazeroso reciclar. Além disso, o espaço das lixeiras foi substituído por lindos contêineres, o que também fez com que o condomínio ficasse mais limpo e organizado”, conta.
No Brasil, por ano, são gerados 79 milhões de toneladas de lixo, ou seja, mais de 200 mil toneladas por dia. O grave é que quase 20% desse montante vão parar em lixões a céu aberto. Apenas 4% são reciclados.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), de 23 milhões de toneladas de lixo gerados em São Paulo, apenas 20 mil são reciclados.
“Com as vantagens que oferecemos como o patrocínio da implementação, economia de custos operacionais para o condomínio e desconto para os moradores através de nosso app, cada vez tem aumentado mais a adesão de condomínios. Em 2020 crescemos 40%”, conta o diretor comercial do Instituto Muda Alexandre Furlan.
Sem falar na garantia de um ambiente limpo para o condomínio e na contribuição para a comunidade e o meio ambiente. Cada um fazendo a sua parte. Uma boa maneira de começar um novo ano, não acha?
Gostou das ações do Instituto Muda de gestão e coleta seletiva em condomínios? Acesse aqui e implemente no seu condomínio.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.