Obras e Reformas

Tudo sobre Guaritas de Segurança e Portarias de Condomínios

O que deve conter uma guarita de segurança para que proteja o condomínio e ofereça conforto ao porteiro?

Por Mariana Ribeiro Desimone

11/12/10 12:34 - Atualizado há 2 anos


Uma das funções mais subestimadas no condomínio é a do porteiro. Não é fácil fazer seu serviço com agilidade e segurança, sem medo de errar, estando atendo a tudo que acontece nas entradas do empreendimento e nas suas imediações.

Liberar moradores, funcionários e prestadores de serviço é uma enorme responsabilidade, seja de manhã ou de noite. 

O funcionário da noite ainda tem que escapar do sono, um problema que pode deixar o condomínio mais vulnerável a invasores.

Há também que se ter uma preocupação com a guarita de segurança. O local deve oferecer um mínimo de infraestrutura para o funcionário trabalhar com eficiência.

Veja as dicas do SíndicoNet para que as guaritas de segurança e portarias do seu condomínio sejam devidamente corretas:

GUARITA DE SEGURANÇA

Para preservar a segurança do condomínio e do funcionário, é preciso que a guarita de segurança esteja instalada em um local com visibilidade total das principais entradas. A iluminação da guarita do condomínio deve ser bem pensada, de forma que o porteiro consiga identificar quem está na entrada do prédio.

Conforto na guarita do condomínio

Ao instalar a guarita de segurança no condomínio, é preciso pensar na segurança e no conforto. Ficar trancado num espaço pequeno não é nada fácil. Veja algumas dicas para melhorar o ambiente de trabalho:

SEM COCHILOS

 
Para evitar que os porteiros durmam durante o expediente – principalmente os que trabalham no período noturno – existem alguns aparelhos no mercado que podem ser utilizados nas guaritas de segurança. Um deles dispara um alarme a cada 15 minutos ou no intervalo que o síndico programar.

Para o alarme não tocar, o porteiro deve apertar o botão nos intervalos determinados. O aparelho entende que, sem pressionar o botão, o porteiro estará dormindo e dispara o som.

Postura para porteiro: Veja nossa cartilha com dicas de comportamento

BANHEIRO

Embora não exista nenhuma norma obrigando a instalação de um banheiro dentro da guarita de segurança, é recomendável que exista um. Especialmente quando o condomínio trabalha com um número reduzido de profissionais.

Além de reduzir o tempo de espera para entrar ou sair do condomínio, diminui a "exposição" deste profissional.

Um cuidado especial deve ser tomado em relação à janela do banheiro. Ela deve ser pequena para evitar possíveis invasões. Se houver blindagem, melhor ainda.

TELEVISÃO

Muitos condomínios disponibilizam televisão na portaria do condomínio. Isso não é visto como uma boa ideia pelos especialistas, já que pode distrair os profissionais.

Veja nossas dicas para evitar que o porteiro noturna durma em serviço

Serviços de guarita de segurança 

Leia mais: O que fazer com porteiros de condomínios que dormem em serviço?

Conteúdo SíndicoNet e Fontes consultadas: Hugo Tisaka (consultor em segurança e diretor executivo NSA Brasil); David Fernandes da Silva (consultor em segurança); CPP.