Check-up e inspeção predial

Inspeção predial: guia completo para condomínios

Parte das rotinas de manutenção preventiva em condomínios, a inspeção predial garante a preservação da infraestrutura, reduzindo gastos com reparos e riscos de acidentes. Confira todas as etapas a serem seguidas!

Por Mariana Ribeiro Desimone

09/12/10 11:11 - Atualizado há 4 meses


Elevadores, instalações elétricas e hidráulicas, para-raios, playground... Para que o condomínio esteja com a inspeção predial sempre em dia, o zelador deve seguir um roteiro completo de duas a quatro vezes por mês, a fim de averiguar se cada um desses componentes está conservado e, caso contrário, sinalizar quais medidas devem ser adotadas para evitar maiores prejuízos.

Dessa forma, síndicos e moradores dificilmente são pegos desprevenidos por reparos emergencias, que elevam o valor da cota condominial e podem representar um risco à integridade do empreendimento. Entenda melhor no episódio especial sobre inspeção da série "Bússola do Síndico":

Pensando nisso, o SíndicoNet elaborou um guia completo com instruções para que você saiba quais medidas adotar quando há indícios de que a infraestrutura precisa de manutenção, identificando o que os próprios funcionários do condomínio podem fazer e quando um profissional qualificado deve ser acionado.

Basta navegar pelo índice abaixo, conforme sua necessidade e interesse. Boa leitura!

Fique por dentro dos principais assuntos referentes à inspeção predial:

Fontes consultadas: Eng. Zeferino F. Velloso Neto – VIP Vistorias e Inspeções Prediais; Ian Pacey- SPI Playgrouds ; David Fernandes – Consultor de Segurança; Arquivo SíndicoNet; Gerência de Marketing Comgás