24/07/24 07:40 - Atualizado há 3 meses
Vivemos um momento único e sobrevivemos à maior crise da história contemporânea da humanidade. Nossa geração nunca vivenciou uma situação como a pandemia, o isolamento social, a quarentena, a instabilidade financeira e ameaças à economia do mundo.
Passada aquela tempestade, posso afirmar que administrar um condomínio está cada vez mais difícil. O imediatismo em condomínio por parte dos moradores está muito acentuado, e as redes sociais muitas vezes amplificam esse comportamento.
No contexto de um condomínio, lidar com as expectativas dos moradores pode ser especialmente desafiador e desgastante, principalmente quando há limitações financeiras para atender às demandas.
Deparamos-nos com diversas situações. O síndico está conduzindo uma obra emergencial que danificou a tubulação da garagem do prédio, resultando em uma área demarcada, muita sujeira na área comum e falta de água em uma prumada do prédio. Logo após o comunicado a todos os moradores, diversos e-mails chegam com o título: "Aproveitando que você está mexendo na garagem, haverá aumento na largura das vagas?"
Pior ainda foi no condomínio da minha mãe. Uma obra semelhante, sem rateio, foi realizada. Inúmeros e-mails são enviados, sempre colocando os interesses individuais acima do coletivo. A obra tem cronograma, mas, "quando você terminar, vai fazer isso ou aquilo?" Essa frase é campeã, como se só dependesse da vontade do síndico realizar as obras.
Na minha visão, realizar as manutenções mensais e as obrigatórias no condomínio é fácil. O que é complicado é o tempo demandado para responder questionamentos (muitas vezes provocativos) de moradores testando não só seu conhecimento, mas a paciência também.
Ao longo da minha carreira, concluí que muitos estão passando por algum problema particular ou algo no trabalho e veem no local onde moram o depósito de suas frustrações. Os mais conscientes do seu papel entendem e chamam de aprendizado.
Uma comunicação clara e frequente é essencial para promover um ambiente saudável entre o síndico e os moradores. Mas há outras medidas para alcançar isso. Abaixo estão algumas sugestões que selecionei para você:
Comunique regularmente sobre o estado das finanças do condomínio. Explique as limitações financeiras e as prioridades de gastos e, principalmente, o que foi aprovado na previsão orçamentária. Isso pode ajudar os moradores a entenderem por que algumas demandas não podem ser atendidas imediatamente.
Desde o início do mandato, deixe claro quais são as responsabilidades do síndico e o que os moradores podem esperar em termos de prazos e resolução de problemas.
Forneça diferentes canais de comunicação para os moradores expressarem suas preocupações e sugestões. Isso pode incluir e-mails, grupos de mensagens ou reuniões regulares.
Realize campanhas educativas sobre a importância de uma comunicação consciente e da compreensão mútua. Explique como o imediatismo pode afetar negativamente a gestão do condomínio e incentive a paciência e o diálogo construtivo.
Para você que é síndico, cuidado com a sua saúde mental: reconheça o bem-estar emocional. O estresse e as demandas constantes podem afetar sua saúde mental; busque apoio quando necessário para evitar o esgotamento.
Lembre-se: criar um ambiente saudável entre o síndico e os moradores é um esforço contínuo que requer paciência, empatia, colaboração de ambas as partes. A palavra-chave é confiança, e isso leva meses até que o condomínio entenda o processo de como as coisas são feitas.
(*) Formada em Administração de Empresas pela FMU. Certificada em Administração de Condomínios pelo Secovi. Atua como Síndica Profissional na empresa Exclusiva Síndico.