Espaço SECOVI

Inadimplência em SP

Número de ações do tipo diminuiu 6,77% em maio frente a abril

Por Mariana Ribeiro Desimone

segunda-feira, 7 de julho de 2014


Condomínio: volume de ações por inadimplência cai 6,77%

Levantamento do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), realizado no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mostra que o número de ações de cobrança por falta de pagamento da cota condominial caiu 6,77% em maio deste ano.
 
No mês, foram ajuizadas 689 ações, contra 739 casos registrados no mês anterior. Comparado ao mesmo mês do ano passado, quando foram ajuizados 826 casos, houve queda de 16,59%.
 
O declínio também é observado na soma das ações ajuizadas nos cinco primeiros meses. De janeiro a maio, deram entrada na Justiça 3.356 ações, 19,13% inferior em relação às 4.150 ações registradas em igual período do ano passado. O volume acumulado nos últimos 12 meses - abril de 2013 a maio de 2014 - também diminuiu, de 9.681 para 8.887 casos registrados de abril de 2012 a maio de 2013.
 
O vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, Hubert Gebara, credita a redução aos acordos extrajudiciais, já que as pessoas estão buscando regularizar suas pendências financeiras. “Sem dúvida, a maior facilidade oferecida ao inadimplente para renegociar dívidas contribuiu para a retração. O acordo é vantajoso para as duas partes - condomínio e condômino -, pois uma ação de cobrança dessa natureza pode levar vários anos para ser resolvida”, afirma Gebara.
 
A recomendação do Secovi-SP é que síndicos e administradoras continuem reforçando as negociações de cobrança, buscando conscientizar os condôminos sobre a importância do pagamento da taxa condominial para a manutenção da saúde financeira do prédio. “Infelizmente, alguns moradores preferem pagar outras contas, ao invés do condomínio”, destaca o vice-presidente do Sindicato.