Inadimplência

Inadimplência em SP

Total de ações do tipo em agosto foi de 929, 41% a mais que julho

Por Mariana Ribeiro Desimone

domingo, 21 de setembro de 2014


Sobe número de ações na Justiça por falta de pagamento do condomínio

Em agosto, foram identificados 929 casos apenas no Tribunal de Justiça do Estado de SP
 
Em agosto, o número de ações judiciais por falta de pagamento da taxa do condomínio subiu 41,19% totalizando 929, na comparação com julho (658).
 
O levantamento é do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), realizado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
 
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 4,55%. Mas, no acumulado dos oito primeiros meses de 2014 foram 5.540 casos, uma queda de 16,7% em relação ao mesmo período de 2013.
 
O Secovi-SP recomenda que síndicos e administradoras reforcem as negociações de cobrança. Segundo o vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do sindicato, Hubert Gebara, a maioria ainda prefere negociar amigavelmente.
 
Custo de vida
 
A moradia pesou no bolso do consumidor em São Paulo. Segundo o ICV (Índice do Custo de Vida) da capital paulista calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o grupo habitação subiu 0,30% em agosto na comparação com julho. A alta foi provocada pelos aumentos registrados em aluguel (0,59%) e condomínio (0,34%).
 

Fonte: http://noticias.r7.com/