Inadimplência

Inadimplência em SP

Ações de cobrança em maio apresentam queda em relação a abril

Por Mariana Ribeiro Desimone

terça-feira, 17 de junho de 2014


AABIC divulga índices de despejo e cobrança do mercado condominial em São Paulo

De acordo com dados fornecidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e divulgados pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic), as ações de cobrança - condomínios em maio somaram 689 ações, representando queda de -6,77% em relação ao mês anterior.
 
Em comparação ao mesmo período do ano anterior, onde foram registradas 826 ações de cobranças em maio de 2013, a variação evidencia queda de -16,59% dentre as ações.
 
Justiça
 
As ações judiciais, por sua vez, ainda segundo o TJSP, somaram 1789 no total de maio, o que significa um leve crescimento em relação ao mês anterior (abril de 2014), que registrou 1677. Já em comparação ao mesmo período de 2013, o índice permanece igual.
 
Ao analisar as ações de despejo, a categoria “ordinária” apresenta queda em relação a abril, caindo de 221 para 183, enquanto a categoria “falta de pagamento” teve um leve aumento, subindo de 1329 para 1485.
 
“A ação de despejo ordinária é a retomada do imóvel para uso próprio, de seu ascendente ou descendente, para reforma ou denúncia vazia”, explica a diretora de Locação da AABIC, Moira Toledo.