Inadimplência
Inadimplência em SP
Dezembro é boa época para negociar com os devedores
Por Mariana Ribeiro Desimone
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Cresce o número de condôminos inadimplentes em SP
Moradores que pagam a taxa em dia acabam sendo prejudicados. Síndicos devem aproveitar época do 13º salário para negociar as dívidas.
A inadimplência é um dos problemas que mais prejudicam as finanças de um condomínio. Em dezembro, o número de moradores que não paga a taxa mensal cresceu cerca de 35% em São Paulo, como mostrou o SPTV desta terça-feira
No Conjunto Habitacional Diadema G, na Grande São Paulo, construído pela CDHU, a falta de pagamento faz os moradores sofrerem com a falta de água e manutenção das áreas comuns. De 140 apartamentos, apenas 53 estão com o condomínio em dia. O valor da taxa mensal é de R$ 55.
Por causa do alto número de inadimplentes, a síndica Maria José Lopes da Silva ficou dois meses sem conseguir pagar a conta de luz e sem energia, a bomba de água também parou de funcionar.
A síndica fez um acordo com a empresa distribuidora de energia e conseguiu parcelar a dívida, que é de quase R$ 7 mil, mas para que o pagamento seja cumprido será necessário contar com a contribuição dos moradores.
Os moradores que pagam a taxa em dia acabam sendo prejudicados. “O pessoal não paga o condomínio e acaba sobrando para quem paga. Infelizmente o pessoal não tem o bom senso. Eles pensam que é um bem social, e como é um bem social eles não têm que pagar nada”, diz o vigilante Luís Carlos Gonçalves.
Fonte: http://g1.globo.com