Inadimplência
Inadimplência em SP
Ações do tipo em novembro aumentaram 6% em relação a outubro
Por Mariana Ribeiro Desimone
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
SP: número de ações por falta de pagamento de condomínio aumentam em novembro
De acordo com pesquisa divulgada pelo Secovi-SP, houve alta de 6,1% em novembro na comparação com outubro
O número de ações judiciais registradas no Tribunal de Justiça do Estado de SP por falta de pagamento de taxa de condomínio subiu 6,1% no mês de novembro de 2012, em relação a outubro, de acordo com levantamento feito pelo Secovi-SP (Sindicato de Habilitação do Estado de São Paulo).
Conforme relatou a pesquisa realizada no Fórum da cidade de São Paulo, foram registrados no período 894 processos, contra 837 ocorrências em outubro. Já em relação a novembro de 2011, a alta foi de 2,41%, visto que o penúltimo mês do ano passado registrou 873 ações.
Projeções
Para o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, a manutenção do quadro de estabilidade observado durante todo o ano de 2012, aponta para uma projeção de que o número de acordos amigáveis aumente em dezembro com o pagamento da segunda parcela do 13º salário.
“Isso deve estimular o condômino inadimplente a quitar dívidas, pois a maioria ainda prefere negociar amigavelmente a ter seu nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito”, diz ele acreditando que o ano de 2012 será fechado com cerca de 10.500 ações.
No acumulado do ano, até novembro, foram registradas 9.833 ações, com crescimento de 4,96% em relação a idêntico período de 2011, quando foram computadas 9.368 ações por falta de pagamento de taxa condominial.
Fonte: http://www.infomoney.com.br