Manutenção

Incêndio no Copan

SP: Maior residencial da América Latina é evacuado às pressas

Por Agências de notícias

quinta-feira, 3 de outubro de 2024


[Atualização] Síndico do Copan acredita que 'alguma reforma' pode ter iniciado incêndio

Síndico do Copan, Affonso Celso, de 83 anos, disse acreditar que alguma reforma no prédio pode ter iniciado o incêndio que atingiu o edifício nesta quinta-feira (3). Até o momento, não há conclusões oficiais sobre como e por que o fogo começou.

O que aconteceu

O Copan

  • Com cerca de 115 metros de altura, tem 38 pavimentos, dos quais 32 reúnem mais de 1.000 apartamentos. Há, ainda, restaurantes, lojas e escritórios. O Copan é um dos maiores símbolos de São Paulo. As informações são do Estadão Conteúdo.
  • Projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício está em processo de restauro na fachada frontal. Há cerca de uma década, uma tela recobre o prédio para a proteção de transeuntes.
  • O Copan começou a ser construído em 1952, quando Niemeyer já era um arquiteto renomado. O nome é uma sigla para Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, cuja proposta inicial incluía um hotel. O prédio começou a ser habitado em 1966, mas a obra foi totalmente concluída somente seis anos depois.
  • Ao longo dos anos 2000, teve problemas. Entre eles, de manutenção da fachada, como infiltrações, queda de pastilhas, descaracterização, desprendimento de concreto e até exposição da armadura, o que foi constatado em laudos e até denunciado a órgãos de patrimônio.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/03/sindico-do-copan-acredita-que-alguma-reforma-pode-ter-iniciado-incendio.htm

[03/10/2024] Incêndio no Copan, no centro de SP, é controlado, diz Corpo de Bombeiros

O incêndio que atingiu o Edifício Copan, na tarde desta quinta-feira (3), foi controlado, segundo o Corpo de Bombeiros. O prédio histórico fica localizado no centro de São Paulo.

O que aconteceu

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/03/incendio-copan-ocorrencia-outubro-2024.htm