Obras e Reformas
Inspeção prévia de obras em condomínios
Serviço ajuda na tomada de decisões e previne imprevistos
Por Mariana Ribeiro Desimone
11/12/10 12:04 - Atualizado há 4 anos
Começar uma obra no condomínio é sempre um grande desafio.
Por isso, antes mesmo de cotar a empresa que deverá efetuar as benfeitorias, é fundamental saber exatamente do quê o condomínio precisa.
Com a ajuda especializada de um engenheiro fica mais fácil pedir o orçamento correto e argumentar com os futuros fornecedores.
Alguns moradores podem achar que é um custo extra, mas o mesmo pode se reverter em economia, já que haverá muito mais segurança no momento da contratação do serviço.
Por que e como pode ajudar
-
Este engenheiro deve ser independente da empresa a ser contratada.
-
A contratação de uma inspeção pode trazer economia e diminuir riscos. Muitas vezes a obra diagnosticada pelo condomínio apenas atua sobre os sintomas de um problema, sem eliminar a causa. O profissional deverá apontar os problemas reais da edificação.
-
Outra grande vantagem é dispor de um laudo técnico que será um parâmetro para solicitar os orçamentos e avaliá-los. Basta o síndico pedir que as empreiteiras orcem seguindo exatamente as especificações técnicas do diagnóstico.
-
O laudo aponta os problemas da edificação, e as soluções técnicas recomendadas. Pode indicar também materiais a serem usados, planilhas de quantidades e os melhores procedimentos.
-
Assim também se economiza tempo, diminuindo a quantidade de visitas das empreiteiras para avaliação do local.
-
Muitas vezes estas vistorias dos engenheiros podem identificar problemas de construção ou até no projeto da edificação.
-
Em obras mais complexas, o engenheiro também pode fazer um acompanhamento independente da evolução dos trabalhos no local.
Engenheiro especializado
-
É importante que o engenheiro contratado seja especializado em patologias da construção e manutenção predial. Estas são áreas bastante específicas da engenharia.
-
Se o condomínio pedir o currículo do profissional, é importante verificar se ele tem cursos complementares relativos a estes campos do conhecimento.
-
O técnico em edificações (que não é engenheiro) está habilitado para vistorias mais simples, normalmente ligadas à conservação do prédio.
Custos
-
O custo de uma inspeção predial depende do local e da extensão e profundidade da vistoria. Em geral, o condomínio desembolsará entre R$ 1.500 e R$ 5 mil.
Outras utilidades da inspeção predial
-
Em prédios entregues com vício de construção ou projeto, a inspeção de um engenheiro especialista pode ajudar nas negociações com a construtora, para que o problema seja reparado. O laudo técnico também pode servir de prova em uma eventual ação judicial.
-
Com prédios com mais de cinco anos, é conveniente contratar uma inspeção a cada 2 anos pelo menos, para verificar a saúde da edificação e dos equipamentos.
-
O especialista também pode ser consultado para montar um plano de manutenção para a edificação.
-
O plano de manutenção começa por uma vistoria com levantamento completo de todos os itens do condomínio, seu estado de conservação, o grau de risco e emergência dos problemas levantados. Então elabora-se um cronograma de manutenção, levando em conta os graus de risco e emergência apontados. Também pode ser realizada uma estimativa dos custos para esta manutenção.
Serviço
Fontes: Engenheiro Velloso (VIP Inspeções); Engenheiro Miguel Grossi (Fernandes & Grossi Engenharia); Conteúdo SíndicoNet