19/10/23 12:53 - Atualizado há 1 ano
O síndico do futuro não pode continuar no passado, utilizando métodos, procedimentos e dispositivos que já estão fora do padrão.
A verdade é que a inteligência artificial em condomínios já é uma tendência de modo que, se combinada à robótica é a realidade virtual, pode auxiliar síndicos, aprimorar a experiência condôminos, reduzir custos de processos e operações, otimizar a gestão de prédios residenciais e comerciais, além de melhorar a tomada de decisões.
Geralmente sendo citada apenas como IA (ou AI, de artificial intelligence), na pratica é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana ou seja, essa tecnologia tem como objetivo automatizar ações que facilitem o nosso cotidiano.
Facilmente o gestor vai perceber que esses recursos geram economia de tempo e redução de custos, sobretudo, para profissionais do mercado condominial que precisam de facilitadores. Confira:
Tem como maior objetivo melhorar a experiência de diálogo com bots e a qualidade de suas respostas. Funciona respondendo tanto perguntas simples como as mais complexas, de maneira mais completa e satisfatória.
É uma solução que realmente traz resultados positivos para o síndico, criando um bate papo inteligente. Por meio do chatbot, o condomínio poderá economizar em até 90% com despesas de atendimento.
Na prática, o atendente virtual ficaria responsável por atender os condôminos para pedidos de reservas de espaço, aberturas de chamados, serviços de conservação, como limpeza de caixa d’água, ou ainda, solicitar a segunda via de boleto.
Geralmente usada para tarefas de copywriting, O tempo de utilizar somente o mural do corredor para se comunicar com os moradores passou. Agora, os síndicos podem utilizar esta ferramenta para criar postagens para os condôminos.
A maior qualidade dessa ferramenta é otimização de tempo e redução de custos, gerando uma comunicação mais transparente, objetiva e eficaz. Desta forma, você garante a entrega de informações claras, concisas e corretas.
Está ferramenta reduz o tempo de trabalho dos síndicos. Sua principal aptidão é criar apresentações de slides.
É comum o síndico se deparar com um grande volume de informações e para evitar mal-entendidos, garantir a transparência e inspirar confiança nos moradores, uma opção é realizar reuniões para apresentar o resumo de suas ações e seu planejamento.
Está ferramenta estrutura o texto, opção de gráficos e muitas outras coisas, otimizando o tempo e organizando comunicação condominial.
ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, especializado na gestão de recursos de uma empresa. Esse sistema é capaz de transformar a forma com que o trabalho é feito em uma organização e potencializar a geração de valor.
Os chamados I-ERPs ou ERPs inteligentes, que quer dizer planejamento de recursos empresariais, eles conseguem “aprender” padrões de comportamento à medida que são utilizados. Com isso, sua produtividade aumenta.
Você sendo síndico, pense em todos os processos necessários para administrar um condomínio: finanças, RH, operacional e serviços. O ERP vai lhe ajudar a gerenciar com eficiência todos esses processos em um sistema integrado. Ele costuma ser chamado de sistema de registro da organização.
Ser um síndico do futuro é estar conectado e atento às constantes evoluções. Ao utilizar essas ferramentas da IA, você vai gerar mais segurança, aumentar a conectividade e automatizar os processos.
E sempre bom lembrar: Uma gestão inteligente poderá valorizar o condomínio e você também como profissional, pois o futuro está na inteligência artificial.
(*) Leandro Souza é advogado, pedagogo e administrador, que atua no segmento condominial e imobiliário no estado do Rio de Janeiro há mais de 15 anos.