08/11/24 01:46 - Atualizado há 14 dias
Com a verticalização tomando conta do país, os condomínios funcionam hoje como verdadeiras micro-cidades, onde moradores encontram não só a segurança tão desejada, mas também serviços e conveniências, de modo que não é necessário sair de casa para encontrar o que precisam.
Em celebração ao seu 70º aniversário, com base num estudo profundo sobre os elementos que fazem as pessoas mais felizes em seus condomínios e que valorizam os imóveis, a Lello criou nove inspirações com poder para melhorar a vida urbana e abriu votação para que o público indicasse o que mais deseja para o futuro das cidades.
Os sete desejos mais votados foram transformados em pinturas, todas feitas por artistas mulheres com estilos únicos, resultando numa exposição que acontece de 13 de novembro a 31 de dezembro na Casa Lello, em São Paulo. São eles:
"Cada ideia reflete a força da nossa comunidade, mostrando que juntos podemos criar um futuro mais humano, acolhedor e conectado", destaca Angélica Arbex, diretora de Marketing e Inovação da Lello.
"Algumas dessas coisas já construímos em nossas ações práticas, outras ajudamos a viabilizar. Agora, num momento de celebração e de desenho de futuro, compartilhamos isso com todo o nosso ecossistema", ela complementa.
A votação revelou expectativas da sociedade com relação à moradia, servindo como diretriz para a trilha de produtos a serem desenvolvidos pela Lello nos próximos anos. Entre os síndicos, por exemplo, a alternativa escolhida em peso foi "Vida urbana regenerativa".
A projeção é que o equilíbrio entre áreas verdes e urbanas seja alcançado com o investimento em infraestrutura sustentável, como jardins de chuva e centros de reuso de água. Para tanto, o consumo consciente, a economia circular e a correta destinação de resíduos devem ser lógicas seguidas por grande parte da população.
Arbex reforça que para tornar isso realidade, iniciativas promovidas dentro dos condomínios serão fundamentais:
"Educação básica para as crianças sobre alimentação saudável a partir das hortas urbanas, geração e destinação de lixo, uso com sabedoria de recursos naturais e finitos, incentivo à economia local... iniciativas sustentáveis nos tornam pessoas melhores e, por consequência, melhoram o ambiente. O síndico que percebe, entende e puxa esse bonde com a liderança que já faz parte de sua posição acelera muito esse processo."
Vale lembrar que medidas podem ser adotadas sem grandes impactos no planejamento financeiro do condomínio, como a separação do lixo reciclável e campanhas de doações para evitar que itens como roupas e móveis sem uso sejam descartados.
"Tudo acontece a partir da escala humana. São as pessoas que podem promover, engajar e realizar espaços melhores para se estar. A sustentabilidade e a regeneração são a base para isso", sustenta Angélica.
Os desejos "Mais movimento, menos trânsito" e "O renascimento dos bairros" também vão de encontro a essa necessidade, prevendo o fortalecimento do comércio local com fachadas ativas.
Reduzindo as distâncias percorridas para atender necessidades básicas, o nível de poluição proveniente dos meios de transporte também cai. Com essa premissa, por meio do aplicativo Tesouros do Bairro, a Lello atua para dar visibilidade a esses comerciantes, permitindo a divulgação de produtos e serviços entre moradores do mesmo bairro.
O desejo de ter um maior contato com a natureza também ganha força entre os condôminos, de forma que "Verde Abundante - e comestível" foi o mais votado por eles.
Com essa inspiração, a Lello incentiva que cada vez mais empreendimentos possam contar com projetos como o Nossa Horta, que transforma áreas ociosas dos condomínios geridos pela administradora em áreas para plantio de temperos e alimentos frescos, aproximando moradores e servindo como uma verdadeira terapia para os idosos.
O segundo desejo mais votado pelos participantes foi "Cidade feita para as pessoas", demonstrando um anseio por explorar o que há além dos muros do condomínio, contrapondo a sensação de insegurança que predomina em todo o país.
"É justamente para aumentar a segurança que nós acreditamos ser necessária essa dissolução de muros. Parece contraditório, mas na verdade não é. Bairros mais seguros são aqueles onde as pessoas ocupam as ruas, onde elas se conhecem", defende Arbex.
A diretora explica que uma das inspirações da equipe da Lello é a famosa expressão criada por Jane Jacobs no livro "Morte e Vida das Grandes Cidades": os olhos da rua. Segundo ela, trata-se de uma vigilância compartilhada que é pautada pelo cuidado mútuo entre moradores e comerciantes de uma mesma região, algo no estilo das vizinhanças solidárias.
"Uma cidade com vida, com fachadas ativas, com pedestres e com diversidade, onde as pessoas se olham, se encontram e se conectam, forma ambientes naturalmente mais seguros. Não se trata de uma visão ingênua ou romântica, e sim técnica", ratifica.
Dessa forma, a inspiração criada pela Lello prevê áreas comuns abertas ao público em horários determinados e o aluguel de áreas ociosas para aulas coletivas. Prédios construídos próximos a favelas ainda teriam um intercâmbio econômico e cultural, com a predominância e a valorização da diversidade.
Um dos desejos foi acrescentado à lista pela própria superintendência da Lello: Resiliência e capacidade de adaptação.
Com um cenário de mudanças aceleradas em várias áreas que afetam a vida dos moradores, acredita-se que a dedicação ao bem-estar e o investimento de condomínios em seu entorno sejam os pilares do crescimento no futuro.
Arbex explica que o valor do serviço de uma administradora está justamente na união com o síndico para tornar isso possível, mas é preciso entender e se adaptar aos anseios dos moradores:
"Uma lição que a Lello aprendeu logo no início desse século, com a verticalização vertiginosa das grandes cidades, é que na relação com o condômino se constrói uma gestão que realmente faz diferença. É impossível fazer isso sem proximidade e sem conhecimento."
Há sete anos, o laboratório de inovação da empresa - LelloLab - põe em prática esse conceito, desenvolvendo iniciativas que mudam para melhor centenas de condomínios. Além do Tesouros no Bairro e das hortas urbanas, mencionadas anteriormente, também são promovidos:
"Os desejos mais votados pelo nosso público se tornarão novos projetos ou projetos em continuidade que receberão investimentos no nosso programa estratégico dos próximos anos. Estamos escrevendo os próximos 70 anos e não vamos parar de inovar em todas as frentes que tornam as cidades mais humanas e felizes", conclui Arbex.
A escolha dos talentos femininos que dariam vida às obras de arte que eternizam esses desejos também teve um significado especial, uma vez que grande parte dos cargos da Lello são ocupados por mulheres, inclusive os de gestão.
"O olhar da mulher para a cidade nos inspira demais e, além destas artistas incríveis serem mulheres, elas são todas muralistas e possuem obras que dialogam com a cidade. Para nós não poderia ter escolha melhor", cita Arbex.
Fazem parte do projeto: Ananda Nahu, Luna Bastos, Priscila Barbosa, Lya Nazura, Cibele Monteiro, Priscila Amoni e Luna Buschinelli.
Ao longo desta matéria, você conferiu alguns dos conteúdos compartilhados nas redes sociais da Lello, mostrando como funcionou o processo de criação de cada uma delas. Para assistir aos demais vídeos, basta procurar por Lello Condomínios no Instagram, Facebook ou TikTok.
Exposição "A Cidade em 7 Atos"
Data: 13/11 a 31/12
Horário: Segunda à sexta-feira, das 9h às 20h. Sábado, das 9h às 17h.
Endereço: R. Oscar Freire, 667 - Jardim Paulista - São Paulo - SP
Entrada gratuita
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.