25/11/18 02:33 - Atualizado há 6 anos
Muito da forma de se viver a vida hoje é bastante diferente do que acontecia há cinco anos atrás. Atualmente, todos os nichos de mercado vivem um boom digital, que visa facilitar processos e, assim, impactar positivamente do cotidiano dos clientes.
Foi pensando nisso que Rafael Lauand se juntou com outros dois sócios, advindos do mercado de tecnologia para formar a administradora LAR, que tem como objetivo oferecer um atendimento ágil e digital para seus clientes.
A empresa conta com escopo de serviços completo, assim como as administradoras tradicionais, porém com um DNA digital. Há porém, dois grandes diferenciais a serem ressaltados: a empresa não cobra tarifas extras de seus clientes e o uso recorrente de tecnologia para atender melhor e com mais agilidade os clientes.
“É um paralelo com o que acontecia com as empresas de telefonia celular há alguns anos: você não sabia, exatamente, quanto iria pagar. Hoje, com o ‘pacote fechado’, fica mais fácil de saber o quanto você vai gastar e não há surpresa”, esclarece Rafael.
Com preço compatível com a média do mercado, Rafael ressalta que o custo para o condomínio dificilmente varia - diferentemente de como as administradoras em geral cobram seus clientes.
Uma exceção para esta regra são as assembleias extraordinárias, que são, sim, cobradas à parte, quando necessárias, porém qualquer custo extra pode (ou não) ser evitado na escolha do pacote de serviços.
A agilidade pode ser percebida, por exemplo, pelo prazo de entrega da pasta de prestação de contas.
Enquanto o comum no mercado é que o condomínio receba a pasta com cerca de 15 ou 20 dias depois do fechamento do mês, a LAR costuma entregar em até três dias.
“Como nossa tecnologia é a espinha dorsal da nossa empresa, tudo que fazemos no dia-a-dia do condomínio passa por ali. Quando fechamos o mês, é praticamente só apertar o botão para criar o relatório, e então, conferir os números e analisar sua evolução”, exemplifica ele.
A própria prestação de contas dos condomínios é algo que foi pensado pela empresa para ser melhor entendida pelos clientes.
Eu, que também trabalhei no mercado financeiro, percebo que a prestação de contas mensal do condomínio pode ser mais complexa que a de um banco para os seus acionistas. Será que é necessário fazê-la dessa forma, que ninguém entende?”, indaga Rafael.
Por isso, a empresa entrega uma prestação de contas ‘simplificada’ por assim dizer, com gráficos e outras características visuais, de forma a facilitar o entendimento de moradores e conselheiros, sem, é claro, deixar de lado os dados analíticos.
“Acreditamos que dessa forma todos ganham: o síndico precisa responder a menos dúvidas dos moradores, que ficam seguros por terem entendido a prestação de contas, assim como a administradora, que diminui o número de atendimentos aos clientes e pode se focar em administrar o condomínio da melhor forma possível”, analisa.
Como não poderia deixar de ser, o cuidado com o meio ambiente também está presente nas relações da administradora LAR com seus clientes.
“Não conseguimos eliminar 100% do uso do papel no nosso relacionamento com os clientes, até porque existem obrigações necessárias com o suporte do papel. Além disso, também entendemos que há condôminos que precisam do papel, que nos últimos 20 anos pagaram o boleto assim e respeitamos. Temos que ser flexíveis, mas procuramos sempre oferecer os formatos digitais”, conta Rafael.
Com a economia gerada pelo uso de formatos digitais, a LAR vai oferecer uma contrapartida financeira à ONGs que constroem casas para famílias em estado de vulnerabilidade social ou de responsabilidade ambiental.
“Responsabilidade social também é devolver para a comunidade um pouco do que fazemos de bom”, aposta o gestor.
Um dos serviços mais usados pelos clientes de administradoras é a cotação de serviços para o condomínio. Seja uma pintura da fachada, manutenção dos elevadores, ou uma empresa de terceirização de mão de obra, a administradora ajuda a selecionar a mais adequada para o condomínio.
Na LAR, a ideia é que os clientes ganhem com qualidade de serviço e preço, uma vez que a administradora valoriza negociar os contratos em conjunto.
“Quando negociamos a manutenção de elevadores de dez condomínios ou mais, de uma vez, com a prestadora de serviço, conseguimos um preço muito mais atrativo do que se o síndico ou gerente predial tivesse cotado sozinho. O desconto pode chegar a 40%", explica.
Justamente pelo DNA da empresa ser digital, há diversas formas do síndico se comunicar com a empresa: por e-mail, aplicativo, Whastapp, sms e também pelo telefone.
No primeiro mês após o fechamento do contrato, o relacionamento com o síndico é bastante próximo.
“Nesse período preparamos o síndico para operar essas tecnologias. Depois desse período, a comunicação fica muito mais ágil que em uma administradora comum, porque procuramos antever as necessidades do síndico e do condomínio, evitando que ele tenha que nos acionar”, explica Rafael.
A ideia da empresa é trazer a solução para o síndico antes que este a solicite para a empresa.
Da agenda das obrigações do síndico à datas de vistorias de manutenção, a ideia é que a administradora seja pró-ativa no sentido de acompanhar essas necessidades do condomínio sem que o síndico ou o zelador precisem acioná-la.
O síndico pode acompanhar o trabalho da administradora pelo aplicativo da empresa.
LARI Condomínios digitais 0/xx/11/4200-2969
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