23/08/23 04:47 - Atualizado há 1 ano
A quantidade de gordura que um imóvel produz por dia é grande — e a conta feita em larga escala, como em um condomínio, fica ainda maior. Por isso, é necessário que o síndico se atente à manutenção da caixa de gordura do empreendimento.
Caso ela não seja limpa periodicamente, e os condôminos façam o descarte incorreto de gorduras, como o óleo de cozinha, os encanamentos podem entupir e virar um problema para o funcionamento do condomínio.
Assim, a melhor solução é ter um calendário de manutenção preventiva, para garantir que ela será limpa antes de causar transtornos como entupimento dos canos ou mau cheiro, que é característico desse tipo de situação.
Para saber como agir preventivamente, e quais cuidados tomar, continue a leitura!
Como o próprio nome diz, a caixa de gordura é um recipiente que armazena toda a gordura que sai pelos ralos dos imóveis.
É um item obrigatório em todas as residências e costuma ficar entre as pias da cozinha, área de serviço e o cano da fossa ou o cano que liga para a rede de esgoto.
Desse modo, a funcionalidade da caixa de gordura é evitar que a gordura gerada após a lavagem das louças, roupas e banhos entre pelos canos, e cause o entupimento do escoamento principal das casas e do condomínio.
Ou seja, ela funciona como um filtro, impedindo que a gordura forme blocos que impeçam o escoamento da água.
Se ao lavar louças, roupa ou tomar banho, subir um mau cheiro do ralo junto de uma lentidão no escoamento da água, provavelmente a caixa de gordura está sem manutenção e começando a entupir o encanamento.
Desse modo, os principais sinais de uma caixa de gordura entupida são:
Como falamos acima, realizar a manutenção da caixa de gordura é uma forma de evitar que a caixa transborde e entupa os encanamentos do condomínio.
Se isso acontecer, até limpar a caixa e desentupir os canos, o odor forte de esgoto ficará presente.
Além disso, em casos de entupimento, deve-se entender o motivo, pois pode ser que a caixa de gordura seja pequena para a quantidade de dejetos descartados, os moradores podem estar fazendo o descarte de gordura de forma incorreta ou a administração do condomínio esqueceu de fazer a manutenção periódica da caixa e isso a fez transbordar.
Outra consequência dessa situação é a proliferação de pragas e animais como ratos, baratas, escorpiões entre outros.
Assim, melhor que colocar os condôminos e funcionários neste transtorno, é fazer a limpeza periódica da caixa.
Se o processo de manutenção preventiva da caixa de gordura for feito dentro dos prazos certos, fica mais difícil que ela transborde e a gordura se acumule nos canos.
Entretanto, se mesmo com a manutenção periódica a caixa continuar transbordando, a causa provável é o descarte incorreto de gordura. Nesses casos, o síndico deve advertir o condômino e fazer uma campanha de conscientização no empreendimento.
Contudo, de forma geral, o prazo de manutenção varia de acordo com o número de moradores, quantos imóveis o condomínio tem e qual o tamanho da caixa de gordura.
Feita essa conta, as empresas especializadas dão a periodicidade da limpeza. Geralmente, ela deve ser feita a cada seis meses, mas isso depende também do tipo de residência, pois há diferenças entre casas e apartamentos.
Ou seja, para saber qual a periodicidade da limpeza, é necessário contratar uma empresa especialista, tanto para calcular o tempo quanto para executar o serviço.
No vídeo abaixo, o engenheiro manutencista e professor SíndicoNet Experts Felipe Lima explica mais sobre como fazer a manutenção da caixa de gordura e poços de esgoto. Assista!
Um dos motivos que elencamos acima para o entupimento dos encanamentos é o descarte incorreto de gordura pelos moradores. Desse modo, é importante que eles entendam o que deve e o que não deve ser descartado no ralo da pia e do banheiro.
A caixa de gordura é feita para receber apenas gorduras advindas da lavagem de louças e roupas e do banho. Ela não serve para o descarte de óleo de cozinha usado, para o descarte de alimentos e muito menos lixo.
Vale lembrar também que o óleo de cozinha usado deve ser descartado em um recipiente limpo, como uma garrafa pet e enviado para a destinação correta.
O serviço de limpeza da caixa de gordura não é fácil e requer treinamento. Por isso, o melhor a se fazer é contratar uma empresa ou profissional especializado para a execução e manutenção do serviço.
Além disso, os profissionais que mexem com esse trabalho devem ser cuidadosos, pois eles devem proteger os canos e ainda se protegerem para não terem contato direto com a gordura — isso sem tirar o mau cheiro.
Vale lembrar também que a resolução CONAMA Nº 430/2011 diz que a limpeza de caixas de gordura só poderá ser executada por empresas que possuam as licenças ambientais e que atendam às normas de tratamento de efluentes.
Isso quer dizer que a empresa ou profissional contratado deve estar dentro da lei, tanto para a execução do serviço quanto para o descarte dessa gordura.
O recomendado é o síndico incluir no calendário a manutenção da caixa de gordura do condomínio e acompanhar o serviço da empresa contratada para, assim, conservar os encanamentos e não gerar desconforto para todos.
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Fontes consultadas: Felipe Lima (engenheiro manutencista), conteúdo SíndicoNet.