09/03/22 11:56 - Atualizado há 2 anos
Por mais organizado que seja o síndico, é extremamente difícil manter todos os itens do condomínio em pleno funcionamento. Mesmo que ele conte com a ajuda de um bom zelador.
E, quando a manutenção é feita sem um controle adequado, problemas acontecem — mal funcionamento dos equipamentos, desgaste de peças e até danos mais importantes a depender do item. A necessidade de consertar e trocar sistemas inteiros também pode ocorrer e, sabemos, gera custos e aborrecimentos que poderiam ser evitados com prevenção.
Uma gestão eficiente exige olhar atento em cada detalhe e é preciso cuidar de vários itens ao mesmo tempo. Com a pandemia, essa situação piorou ainda mais, pois os condôminos passam mais tempo em suas unidades, e demandam mais e mais atenção, o que acaba sendo uma pressão adicional.
Por outro lado, a tecnologia também avançou e desenvolveu ferramentas que ajudam incrivelmente o síndico e tornam o dia a dia no condomínio mais produtivo. A Manu é um exemplo que demonstra o quanto a tecnologia pode ajudar a tornar uma gestão da manutenção do condomínio mais eficiente.
O aplicativo surgiu em 2021 para auxiliar o síndico na tarefa de gerir os diversos ativos existentes em uma edificação. Ele vai além de uma agenda, que também teria utilidade, e faz o papel de um braço direito para o gestor condominial pelo fato de ter sido desenvolvido por quem entende desse universo tão particular que é o condomínio.
A partir de um detalhado mapeamento dos ativos do condomínio, a Manu organiza um cronograma personalizado para cada cliente, informando quais serão as próximas demandas, as áreas que deverão ser priorizadas e que tipo de fornecedor é o mais adequado para cada situação. Tudo isso baseado nos ativos e projetos presentes e necessários para a melhoria do condomínio.
A Manu é uma ferramenta descomplicada, feita para simplificar a vida do síndico. A primeira fase é o levantamento das informações e cadastro do condomínio.
Depois que as áreas e os equipamentos são inseridos na ferramenta, a Manu cadastra as rotinas de manutenção para cada elemento seguindo todos os preceitos e as diretrizes de normas e boas práticas de engenharia. Tudo isso personalizado para cada condomínio.
Além de toda a gestão técnica de áreas e equipamentos, a Manu também ajuda o condomínio a se conectar com os fornecedores de preferência e, principalmente, lançar tudo isso na plataforma. Esse fluxo vai garantir que o condomínio crie um histórico de manutenções com as propostas dos fornecedores e documentos pós execução do serviço.
“Um gerente de contas ficará direcionado ao condomínio, disponível todos os dias nos principais canais de atendimento - telefone, WhatsApp e e-mail - para auxílio nas questões preventivas, de suporte, edição, ou algo que ele precise saber sobre o sistema, além de lidar com fornecedores e fluxos de comunicação interna ligada à manutenção”, descreve o CEO Benedito Moreira.
A Manu tem dois planos:
“Quando é identificada a necessidade de alguma manutenção ou obra, colocamos o condomínio em contato com uma empresa de engenharia para dar esse suporte necessário e, eventualmente, uma proposta de como resolver o problema”, acrescenta o CEO.
Muitas dificuldades na organização dos fluxos das manutenções podem ser resolvidas com a Manu, uma solução que literalmente cabe no bolso.
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