Manutenção

Manutenção em dia

Com chegada das férias, condomínio deve verificar playground e piscina

Por Mariana Ribeiro Desimone

sexta-feira, 29 de junho de 2012


Em tempos de férias, condomínios devem ter cuidado com áreas de lazer

A partir da próxima semana, crianças devem lotar piscinas e playgrounds. Responsabilidade da manutenção é dos condomínios.
 
Os condomínios estão cada vez mais investindo em áreas de lazer no Grande Recife: uma forma do morador se divertir sem ter que sair de casa. Piscina e parque para as crianças estão entre os itens mais comuns. A partir da próxima semana, quando começa o período de férias escolares, o movimento nos playgrounds dos prédios deve aumentar. O cuidado com áreas devem ser prioridade nos edifícios, para evitar acidentes.
 
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (28), a diretora do Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi – PE), Deyse Machado, contou que todas as áreas comuns são de responsabilidade do condomínio.
 
“A responsabilidade da manutenção da piscina, play, toda área de lazer é dos condomínios. Deve manter a piscina limpa, todo o equipamento, colocar cloro”, falou.
 
Os pais e responsáveis precisam estar atentos às crianças, para evitar acidente. “As crianças precisam ter acompanhamento. Nem porteiro nem zelador tem a obrigação de ficar olhando os meninos, acompanhando”, falou Deyse Machado.
 
De acordo com Secovi-PE, caso os condôminos resolvam instalar equipamentos de lazer no edifício, a pauta deve ir à assembleia e haver um rateio entre os moradores. “Alguns dizem que não tem filhos. Não tem agora, mas pode ter depois. É necessário fazer um rateio e adquirir”, concluiu a diretora do sindicato.
 

Diversão

Segundo a pedagoga Rejane Maria, alternativas de diversão devem ser buscadas incessantemente para não deixar os pequenos parados. Recreadores podem ser contratados ou os pais devem fazer um rodízio para promover as brincadeiras.
 
“Ver a disponibilidade das famílias e escolher alguém que possa promover algum tipo de brincadeira. Levar as crianças para ver um filme, com pipoca, discussão. Férias é tempo de quebrar rotina, brincar”, contou.
 
Durante o período longe da escola, a pedagoga orienta que os pais não sejam tão rígidos com os filhos, deixando eles participarem das brincadeiras com os amigos e acordarem um pouco mais tarde. “É importante deixar os meninos exercendo o tempo livre, o ócio criativo”, concluiu Rejane Lima.

Fonte:http://g1.globo.com