14/10/22 12:12 - Atualizado há 2 anos
Por Leandro Souza*
Sabemos que organização é a palavra-chave para síndicos que almejam o sucesso na gestão. Porém, para que isso seja possível, é imprescindível que todos os colaboradores saibam exatamente quais suas responsabilidades.
O que está em jogo é a segurança, o bem-estar dos funcionários, condôminos, moradores e visitantes, e, por último, a valorização do patrimônio de todos.
muito utilizada no mercado empresarial, pode contribuir, de forma rápida, prática e eficaz, para que os papéis dentro dos condomínios sejam definidos de forma clara e objetiva.comunicação se torna mais assertiva e os resultados passam a ser mais eficazes.
A participação dos membros do time é assinalada por meio de uma das letras do acrônimo RACI, que significam:
Observe que as funções resumem os quatro principais papéis desempenhados para o bom andamento de um projeto ou da rotina diária dentro de um condomínio.
Para que as entregas sejam concluídas com qualidade e dentro do prazo estipulado, é necessário:
síndico precisa definir o funcionário que ficará responsável na coordenação da tarefa. É aquele que domina as técnicas e procedimentos relativos a uma tarefa; o designado para a sua execução. Esse profissional assume a responsabilidade pela entrega de uma ou mais demandas, podendo, ou não, contar com a ajuda de assistentes. A diferença entre eles é que o Responsável é quem executa a maior parte da atividade, enquanto os assistentes trabalham os detalhes para maior aproveitamento.Assim que uma tarefa é finalizada, deve passar pelo crivo de uma autoridade.
Aprovador (autoridade) costuma ser o síndico. Para que a Matriz RACI confira agilidade aos processos, cada tarefa deve ter, apenas, um Aprovador.Corresponde, em geral, a um especialista, um profissional expert na área da tarefa definida. No decorrer dessa atividade, o Consultado deve fornecer todo o suporte necessário para que o Responsável execute a atividade da melhor forma possível.
, colegas de outros departamentos, conselheiros, subsíndicos, que tenham condições de facilitar a conclusão das tarefas ou que dependam dos resultados para tomar decisões.
Não há um consenso sobre como surgiu a Matriz RACI, mas acredita-se que a ideia tenha sido inspirada em práticas de produção enxuta, ou Lean Manufacturing.
Aplicar a Matriz RACI agrega vários benefícios para os condomínios, síndicos, colaboradores e equipes. Conheça os principais a seguir.
Com o objetivo de minimizar erros e tornar mais visível a percepção dos responsáveis por cada atividade, evitando problemas por falta de comunicação, por exemplo.
Conhecer esta ferramenta pode ajudar na organização das tarefas e ser um diferencial na gestão condominial.
(*) Dr. Leandro Souza é fundador e diretor da Sindix Administração de Condomínios e Imóveis.