Marilen Amorim

A força de um condomínio com Missão, Visão e Valores

Assim como nas empresas, a força de ter uma Missão, Visão e Valores traz identidade e estratégia, e pode despertar o potencial máximo do seu condomínio

Por Marilen Amorim

02/01/25 05:11 - Atualizado há 29 dias


Quando pensamos em condomínios, nos vem à mente um espaço residencial ou comercial administrado de forma a englobar os interesses de todos os moradores e colaboradores.

Mas o condomínio é muito mais do que isso. É praticamente uma empresa. E assim, também deve ter uma missão, uma visão e valores para nortear suas ações e definir suas estratégias.

A definição desse trio é o ponto de partida para todo o planejamento das regras e do estilo do condomínio e deve ser acompanhada durante toda a evolução da administração.

1. Missão do condomínio

É o objetivo da existência do condomínio, é o seu foco principal. Por exemplo, proporcionar um ambiente seguro e confortável para todos.

2. Visão do condomínio

É a situação em que o condomínio deseja chegar em um determinado período de tempo. Ou seja, a visão refere-se às perspectivas futuras do empreendimento.

Por exemplo, estabelecer modernas e sustentáveis políticas de administração.

3. Valores do condomínio

São os ideais de atitude, comportamento e resultados, que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações do condomínio com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Por exemplo, credibilidade, capacidade de reação diante de situações imprevisíveis e responsabilidade social.

Condomínio com visão estratégica é mais valorizado

Um condomínio tem alma, uma energia própria que valoriza ou não o patrimônio, através da maior ou menor gama de benefícios que traz para seus moradores, proprietários e investidores.

Portanto, da mesma forma com que uma empresa com missão, visão e valores bem definidos alcança seus objetivos, um condomínio com visão estratégica torna-se um bem altamente valorizado e rentável, pois sua administração é de excelência.

E quem é o maior beneficiado por isso? O proprietário, o investidor, o morador. Todos ganham quando o condomínio é tratado com o cuidado, o profissionalismo e a estratégia de uma verdadeira empresa.

Você síndico ou morador, o que acha de criar um trio missão-visão-valores para seu condomínio neste novo ano?

Assim, o estilo de administração estará alinhado às mais modernas técnicas de gestão, gerando uma ótima relação ganha-ganha e despertando o máximo potencial de seu empreendimento.

(*) Marilen Maria Amorim Fontana é advogada especialista em Direito Imobiliário e Previdenciário; membro efetivo da Coordenadoria de Direito Condominial da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-SP.