10/09/19 02:01 - Atualizado há 2 anos
Todo ano, o síndico deve prestar contas do período anterior. Isso deve ser feito, anualmente, em uma A.G.O (Assembleia Geral Ordinária).
É durante esse encontro que o gestor apresenta para a coletividade o que foi feito com as finanças do condomínio durante o último exercício, assim como a previsão orçamentária e as demandas para os próximos 12 meses.
E, nesse momento, ser transparente e organizado é fundamental. Afinal, a ideia é que todos os presentes saiam entendendo como foram empregadas as doze últimas taxas condominiais.
Para manter a AGO também objetiva, o SíndicoNet oferece aqui uma apresentação em PowerPoint para esse fim.
Trata-se de um modelo de referência para que você faça as adaptações de acordo com as suas necessidades. Os números apresentados são apenas ilustrativos. Veja:
Veja mais abaixo como preencher cada um dos slides, e faça o download aqui.
AVISO: é necessário ter o programa Powerpoint do pacote Office, da Microsoft, para abrir o arquivo.
Esse slide contém as imagens e campos fixos (data da assembleia, logo SíndicoNet, pano de fundo) que acompanharão todos os outros slides da apresentação. Nele também está toda a parte de formatação básica que seguirá nos demais slides.
Para alterá-lo, vá na aba "Exibir" e clique em "Slide mestre".
Mude a data da assembleia e, se achar necessário, altere o logo do SíndicoNet pelo nome ou logo do seu condomínio.
Deve conter o nome do condomínio e a data da assembleia.
Explica qual é a pauta do encontro e liste a ordem do dia. Isso deve ter sido detalhado no momento da convocação da assembleia.
Dá um panorama de como estão as finanças do condomínio no momento.
Como sugestão, colocamos uma tabela com as principais informações relacionadas às finanças do condomínio, como o que foi previsto, o que foi gasto, e a diferença entre esses dois valores.
O ideal é também mostrar quanto o condomínio arrecadou no período, quanto há no fundo de reserva e o custo bruto com férias e décimo terceiro dos funcionários.
Na tabela, pode-se mostrar os cinco maiores gastos do empreendimento no período. Na ordem, esses custos são: funcionários, manutenção, consumo (água, luz, gás, etc.); custos administrativos (administradora, síndico, despesas administrativas) e diversos (material de limpeza).
Aqui, deve-se listar: a previsão para o período (pode ser a média mensal) em uma coluna, na do lado, quanto foi realmente gasto. Na terceira coluna, anote a diferença entre a projeção e o gasto de fato. Na quarta coluna, o percentual da diferença.
Informações sobre o saldo bancário, média de inadimplentes e da receita do condomínio também são válidas para este slide.
Um gráfico do tipo pizza demonstra a representatividade dos cinco maiores gastos do condomínio nas contas.
Para editar o gráfico apresentado, clique sobre ele com o botão da direita do mouse e vá em "Editar dados".
Se tiver dificuldfades para editar, é muito fácil criar um novo gráfico. Exclua o gráfico atual, depois vá na aba "inserir" e clique em "gráfico". Escolha o formato de "pizza", pois é o mais indicado para esse slide.
Mostra, mês a mês, os gastos com funcionários em um gráfico do tipo “linha”.
Dê dois cliques sobre o gráfico para editá-lo no excel.
Mostra, mês a mês, os gastos com manutenção em um gráfico do tipo “linha”.
Dê dois cliques sobre o gráfico para editá-lo no excel.
Mostra, mês a mês, os gastos com consumo em um gráfico do tipo “linha”.
Dê dois cliques sobre o gráfico para edita-lo no excel.
Mostra, mês a mês, os gastos com a parte administrativa um gráfico do tipo “linha”.
Dê dois cliques sobre o gráfico para edita-lo no excel.
Mostra, mês a mês, os gastos ‘diversos’ em um gráfico do tipo “linha”.
Dê dois cliques sobre o gráfico para edita-lo no excel.
Também devem constar aqui gastos como perdas em ações judiciais, por exemplo.
Em um box, some o total de rendimentos do condomínio e subtraia os gastos e perdas. Destaque a diferença e mostre o que está aplicado e onde está o resto do montante (administradora, investimentos, poupança, etc.).
Novamente usando uma tabela para mostrar a previsão de gasto dos cinco maiores itens do orçamento do condomínio (funcionários, manutenção, consumo, administrativo, diversos, total) e, na coluna ao lado, a média realmente investida nesses itens ao longo do ano. Na coluna ao lado, o previsto para o próximo ano.
Na última coluna é possível perceber a variação entre a média e a previsão.
Aqui é de suma importância ressaltar qual será a correção sugerida para o próximo período. Para o exercício seguinte, deve-se considerar os aumentos de energia e água, além do dissídio dos funcionários. Baixe aqui nossa planilha sobre previsão orçamentária.
Mostra o que foi executado no período, com informações pontuais.
Em cada coluna deve constar, além da benfeitoria, o que foi feito realmente, o valor investido e como será quitado (se já foi pago, ou se está sendo parcelado).
Inserir imagens do antes e depois das melhorias ajuda bastante o condômino a visualizar o que, de fato, foi feito.
Elencar as prioridades do condomínio para o ano que está começando e explicar no que consiste, exatamente, cada benfeitoria.
Importante se preparar previamente e já estar com os custos em mãos para as referidas melhorias.
Aqui, o síndico pode tratar de temas de interesse dos moradores, como contratos fechados, por exemplo, demissão de funcionários e até questionar o interesse da maioria pela contratação de serviços.
Fonte: Equipe SíndicoNet.