Odirley da Rocha

O morador de 5 anos atrás e o morador de hoje

Como nadar contra o imediatismo dos condôminos? Para colunista, síndico deve entregar tudo o que for possível de forma online para eles. Artigo destaca quatro pontos fundamentais

Por Odirley Rocha*

01/06/23 05:50 - Atualizado há 1 ano


“Quer prever o futuro? Estude o passado”. Em 2023, essa é a frase que tem me acompanhado e gerado conexão comigo. 

Pense: você acha que administrar um condomínio nos dias de hoje é a mesma coisa que era há 5 anos atrás? Por exemplo, você acha que os moradores de hoje têm as mesmas exigências?

Eu creio que você concorda comigo que não. Depois da pandemia, os moradores ficaram mais imediatistas e querem tudo na hora, ou melhor, “pra ontem”. Se algum morador enviar uma mensagem no WhatsApp e você, síndica, não respondê-lo em 2 minutos, ele já pensa: “Meu Deus, essa síndica não me dá a atenção que eu preciso!”

Porém, se nós avaliarmos de forma mais ampla, percebemos que a sociedade inteira está assim. Nós, eu e você, temos esse mesmo pensamento em relação aos prestadores de serviço também, não é mesmo? 

Então, o que faremos? Vamos surfar essa onda com os moradores ou tentaremos nadar contra o imediatismo deles e de toda a sociedade?

Bora lá! É aqui que aquela frase, do início do artigo, nos ensina como agir. Vamos estudar o passado e conectá-lo ao presente para entender se conseguiremos surfar a onda?

Adaptações na comunicação

Antigamente, quando você precisava comunicar algo aos moradores, você pendurava uma folha A4 com as mensagens em um mural físico que quase ninguém via e, por isso, gerava um desconforto enorme no condomínio, por causa dos “desavisados”. 

Hoje, temos telas nos elevadores que exibem comunicados digitalmente. Isso ajudou muito os moradores a se manterem atualizados sobre o que acontece no condomínio. 

Apesar disso ser um avanço, já existem síndicos que usam aplicativos que enviam notificações com comunicados para os moradores em tempo real, I.A no WhatsApp que orienta sobre o regimento interno do condomínio e responde às dúvidas dos moradores. 

O passado nos mostra que, com esses avanços, muitos problemas dentro do condomínio serão amenizados e o síndico terá um pouco mais de tempo para outras tarefas ou outros condomínios.

Adaptações nos métodos de gestão

Antigamente, as assembleias eram vazias e nem 10% dos moradores compareciam. Hoje, após a chegada da assembleia virtual, vemos taxas de presença de 30% dos moradores na maioria dos casos.

Com isso, evitamos em boa parte aquelas desnecessárias conversas de corredor nos dias que se seguem à assembleia, onde o síndico precisa explicar tudo o que foi tratado e o que foi decidido.

A prestação de contas, antigamente, era feita em assembleia e acontecia apenas uma vez no ano.

Atualmente, não é necessário uma assembleia, e a prestação acontece todo dia, em tempo real. Sim, isso mesmo que você leu.

Hoje existem plataformas que, no instante em que o síndico ou a administradora quita um boleto, o morador recebe uma notificação do pagamento e, em tempo real, abre a NF e confirma a quitação do boleto. Além disso, ele também pode acompanhar online o extrato bancário do condomínio a qualquer momento.

Adaptações na segurança  

Antigamente, quando acontecia uma festa no condomínio, o morador precisava passar uma lista com os nomes dos seus 50 convidados para o porteiro, que tinha que controlar a entrada de um por um, o que podia resultar em filas na portaria e moradores e visitantes esperando do lado de fora do condomínio, irritados, e em situação de risco. 

Hoje, o morador pode acessar um aplicativo e, em apenas alguns segundos, criar uma lista de convidados, enviar um convite virtual com QR Code ou cadastro facial para cada um dos seus 50 convidados e não precisa se preocupar com mais nada.

Eles mesmos liberarão seus acessos na portaria, sem precisar acionar ninguém, como num passe de mágica e sem correr riscos ou sofrer frustrações.

Adaptações nas tarefas diárias 

Antigamente, o porteiro ou o zelador eram os responsáveis por acender as lâmpadas da garagem, da quadra, da piscina, controlar o exaustor e a bomba da caixa d’água, entre outras funções que eram simples, mas que tomavam muito tempo.

Muitas vezes, se esqueciam de alguma iluminação acesa, gerando gastos que poderiam ter sido evitados. 

Hoje em dia, para cada uma dessas atividades corriqueiras, existe o módulo IoT (Internet das coisas), que controla de forma programada quando esses dispositivos devem ligar e desligar.

Essas funções podem ser configuradas para acontecer de forma automática de tempos em tempos ou até mesmo recebendo comandos remotos por aplicativo.

O que o passado nos ensina?

Claramente o passado nos mostra que quase todas as soluções foram desenvolvidas para tornar nossas vidas mais práticas ou seguras. Com isso em mente, sabe qual é o insight que eu gostaria que você tivesse depois de ler este artigo?

Que, no passado distante, não oferecíamos soluções automatizadas aos moradores porque nem mesmo eles sabiam do que precisavam. Em certo momento, começamos a entender suas necessidades e passamos a suprí-las com maneiras de facilitar suas vidas. 

Porém, hoje em dia já nos encontramos em outro momento. Não somos nós que identificamos as necessidades dos moradores, eles mesmos sabem o que querem para si e estão o tempo todo exigindo formas de tornar suas vidas mais práticas.

E a melhor maneira que você, síndico e síndica, têm para surfar por essas ondas, é entregar tudo que for possível de forma online para eles.

Se você ficou curioso sobre algum dos tópicos que eu apresentei no artigo, me mande uma mensagem por aqui ou lá no meu instagram @odirley.rocha. 

Será um prazer ajudar você! 

(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/).