07/12/10 03:24 - Atualizado há 1 ano
Avisos sobre vazamento de gás no condomínio sempre pegam os síndicos de surpresa, no entanto, é preciso estar preparado para fazer uma gestão de risco adequada, mantendo os ânimos dos moradores controlados e seguindo os protocolos necessários para evitar acidentes.
Para te auxiliar nessa tarefa, listamos abaixo os principais tipos de vazamentos, formas de identificá-los e como agir em cada caso específico:
Segundo o engenheiro Zeferino F. Velloso Neto, da VIP (Vistoria e Inspeções Prediais), um grande problema enfrentado é que, às vezes o condomínio contrata a vistoria, que é feita com equipamentos sofisticados de detecção e localização de vazamentos e a concessionária é informada da falha.
"Quando a mesma envia sua equipe para realizar uma averiguação, esta não dispõe de equipamentos e apenas coloca um pouco de espuma (sic) no local indicado para verificar se há efervescência e, obviamente, com este teste 'super avançado' não detecta o vazamento, desacreditando perante o condomínio a empresa que este contratou e que dispõe de tecnologia avançada.”
Fontes consultadas: Corpo de Bombeiros de São Paulo e Zeferino Velloso (fundador da VIP)