Coluna: De Olho no Mercado

Obras e reformas no condomínio sem risco de queda

Escadas e andaimes têm seus dias contados com plataformas modernas, mais seguras e práticas e que aumentam em até 4 vezes a produtividade dos funcionários

Por Inês Pereira

01/06/22 02:07 - Atualizado há 2 anos


De todas as questões relativas a reformas, construções e reparos técnicos no condomínio, a que sempre levanta mais preocupações é a da segurança. Tropeções, torções, quedas, lesões por esforço repetitivo (LER) e mesmo contusões graves e óbitos infelizmente não são ocorrências raras.

70% dos acidentes graves e mortes envolveram uma escada”, afirma Paulo Esteves, sócio fundador da Nest Rental, empresa especializada em equipamentos para trabalho em baixas alturas (até 10 metros). 

Não é apenas no Brasil que a estatística é preocupante. Conforme o site da Nest Rental, a Europa registra mais de 350 mil acidentes na construção civil. Deles, 25% decorrem de tropeções, escorregões e quedas, com mais de 200 mortes. Surpreendentemente, a maioria ocorreu em alturas inferiores a 2 metros

O desafio ainda é grande. Para minimizar esse impacto, o mercado especializado mostra esforços com soluções que valorizam a segurança. Nem todas, entretanto, são acessíveis — não apenas pelo custo elevado, como pela complexidade da logística e da operação das máquinas. 

A Nest Rental se destaca por entender as necessidades do condomínio. E, nesse sentido, oferece possibilidades para as diferentes situações:

Obras sem andaimes nem escadas

Os equipamentos da Nest Rental são fabricados em alumínio, por isso são leves e compactos, de fácil manutenção e transporte. Também não riscam o chão nem causam aquelas avarias que podem ocorrer com máquinas pesadas.  

Suas plataformas permitem ao operador trabalhar e se movimentar com folga, sem o espaço apertado de máquinas convencionais. Além disso, elas possuem grades e sistema de ajuste para cima e para baixo —  características que aumentam a segurança e o conforto dos funcionários. 

Produtividade 4 vezes maior

O funcionamento dos equipamentos é automatizado, graças à alta tecnologia que eles agregam. Eles não são desmontáveis e vêm acompanhados de uma bandeja para levar materiais e ferramentas, tornando o trabalho muito mais prático se comparado com escadas/andaimes. 

A utilização de escadas exige uma pessoa adicional para segurar embaixo, e o funcionário precisa subir e descer várias vezes. O mesmo acontece com os andaimes, que exigem um segundo funcionário para puxar. Tudo isso desgasta os funcionários e reduz sua capacidade de trabalho.

Preços e assistência

O aluguel mensal varia entre R$ 1.800 e R$ 2.500, dependendo do modelo. Há também a possibilidade locar por períodos de até um dia. A partir da solicitação, a entrega é feita no dia seguinte.

“Para confiar e entender os benefícios dos produtos, é preciso ver de perto. Por isso, o condomínio pode ficar dois dias com o equipamento para conhecer e testar, sem compromisso. Algo que o mercado não faz”, informa Esteves.

A Nest Rental também se encarrega da retirada do equipamento. 

O treinamento pode ser presencial ou on-line. Seja qual for, um profissional treina o funcionário do condomínio que vai operar a máquina, ensinando-o como usar, quais as boas práticas de segurança e as formas e locais adequados para armazenar e limpar.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.