No início da gestão, é importante realizar uma previsão orçamentária para os doze meses seguintes. Peça ajuda para o conselho e/ou a administradora para montar uma previsão inteligente e que não seja extremamente justa – durante o ano há reajuste nas contas de água e luz e o dissídio dos funcionários
Mensalmente, são enviados balancetes de prestação de contas aos condôminos. É importante estudar bem a pasta quando recebê-la
Para o síndico que acabou de se eleger, é importante um acompanhamento semanal da conta do condomínio – assim, ele se familiariza mais rapidamente com o caixa
As maiores despesas do condomínio são a folha de pagamento e conta de água, de modo geral.
Outras despesas regulares: honorários de administradora ou escritório de contabilidade, contratos de manutenção e conservação (principalmente de elevadores e jardim), pagamento do seguro obrigatório, material de limpeza
Despesas eventuais: honorários advocatícios (principalmente em ações trabalhistas e contra inadimplentes) e obras.
Em muitos condomínios há despesas desnecessárias. No entanto, fique atento para não fazer "falsas economias".
Por exemplo: quanto aos elevadores, é muito importante ter contrato de conservação/ manutenção com uma boa empresa. Acidentes graves já aconteceram por negligência das prestadoras deste serviço. Ao mesmo tempo, o contrato pode estar orçado acima das necessidades do seu condomínio.
Primeiros passos
Estudar os contratos pré-existentes com fornecedores e prestadores de serviços, em especial as relativas a elevador, seguros, obras.
Observar em especial os contratos com a empresa de conservação ou manutenção de elevadores. O contrato especifica a periodicidade das visitas, os serviços incluídos, quais peças de reposição serão cobradas. Verifique também a situação dos equipamentos.