Alexandre Prandini

Os antídotos contra a mácula condominial

Síndico profissional reflete sobre as dificuldades da administração em lidar com os "moradores do contra", citando os gatilhos dos conflitos e como resolvê-los

Por Thais Matuzaki (edição)

13/05/22 04:51 - Atualizado há 2 anos


Estou há a cerca de 30 minutos pensando em como começar esse artigo. Não consigo encontrar a forma de explicar que estamos enlouquecendo, ou melhor, estão nos enlouquecendo…

imaginando que o erro era falta de comunicação. 

ataques infundados, que a gestão predial é obrigada a conviver diariamente.

Por mais habilidades que o síndico desenvolva, nada parece ser eficiente contra o fenômeno dos "Leões de teclado", dos "Heróis de grupos de WhatsApp" ou dos "Peritos de tudo" – os MacGayver condominiais.

E vou inserir aqui as pessoas decepcionadas que se envolvem na gestão, acham nela o caminho de frustrações ou de períodos sabáticos. 

Parece bobagem, mas tudo está interligado. Observe o mundo que estamos colhendo! São agressões a síndicos, síndicos orgânicos agredindo moradores, moradores agredindo porteiros e moradores agredindo moradores...

Perdemos a capacidade de morar no coletivo? A raça humana só se desenvolveu devido à coletividade e o que nos trouxe até aqui (senso de coletividade), está nos destruindo? 

vendendo por aí a famosa pílula milagrosa.

a vida vira Whatsapp e a impressão é que tudo desmorona.

Senso do razoável se perde ou se dilui muito rapidamente entre várias pessoas.

gestão de um condomínio é algo coletivoexiste uma regra para que essas ideias e opiniões se apoiem, inclusive hierarquia, mas sabe como é: "O síndico não manda em mim".

conjunto de situações na minha opinião os gatilhos mais comuns são:

melhorar esse quadro de alguma forma.

desenvolvermos um conjunto de pensamentos coletivos sobre esse tema e criar um antídoto para combater esse fenômeno que vem deixando tantos de nossos amigos doentes.

espantando bons profissionais desse mercado e atraindo pessoas indecentes para ele.

antídoto não é o mesmo para todos casos, então, vamos ser amplos aqui. O objetivo é tentar trazer o máximo de ferramentas e opções para testarmos, avaliando e, também, caminhando com você lado a lado para conhecer o que funciona.

1. Know your customer (conheça seu cliente)

Esse já foi um jargão empresarial e acho que pode ser o nosso pontapé. 

Visitei Malsow, a pirâmide de necessidades humanas, para avaliar aqui o perfil de cada condomínioentender as demandas e momentos de necessidades, os tipos de classes sociais e como eles pretendem usar e consumir os empreendimentos.

E hoje já vemos empresas de comunicação de elevadores fazendo isso muito bem com propagandas, ou seja, propagandas que têm sucesso em um bairro de classe A não são as mesmas que fazem sucesso na classe C.

ligação com a necessidade do que cada população está esperando ou procurando em seus condomínios.

E o ponto mais interessante de tudo isso é que faz sentido para qualquer prestação de serviço em condomínios, se quer atender bem Know your customer.

2. Legado e história do condomínio

falta de profissionalização na implantação de condomínios ou na continuidade de um condomínio.

problemas sérios de estrutura comportamental, física e até segurança (vamos evoluir isso em outro artigo).

3. Ética acima de tudo

Neste mercado, você se deparara com diversas situações, mas se for ético e honesto acima de tudo, sempre ficará bem e se manterá forte. 

4. Capacitação

três a quatro livros por mês de vários assuntos diferentes, cada um coopera com uma área para aplicar em minha gestão.

Falo com o máximo de pessoas do mercadopalestras e acompanho todos os líderes do segmento condominial. Faça isso, e verá quanta informação navega ao seu entorno e você não conhecia. 

Para finalizar, mácula não é um padrão, é um defeito. No dicionário ela quer dizer "marca de sujeira, de impureza ou de cor diferente sobre um corpo; nódoa, mancha, sujeira".

preciso de você para varrer essa sujeira dos condomínios. Juntos montamos um mercado forte e cuidaremos dele sempre. 

E aí, você concorda com o Alexandre Prandini? Deixe seu comentário no campo abaixo:

(*) Síndico profissional de destaque em São Paulo; coordenador e professor do curso Experts do SíndicoNet; formado em Administração e Marketing e pós-graduado em Finanças; atua no mercado de condomínios desde 2002, focando em inovação e solidificação do mercado condominial.