Atribuições dos funcionários
Otimizando a Limpeza do condomínio
Planejamento para otimizar ao máximo o processo de limpeza do condomínio
Por Mariana Ribeiro Desimone
07/12/10 12:41 - Atualizado há 5 anos
Para manter os diversos ambientes de um condomínio limpos, otimizando gastos e tempo, é necessário, além de bons profissionais, ter um bom planejamento.
Para isso, o SíndicoNet elaborou dicas gerais e técnicas, para que você se organize e possa repassar ao zelador as devidas orientações. Veja abaixo:
Tipos de limpeza:
Inicialmente, é importante ter em mente os diferentes tipos de limpeza aplicados em condomínios. São eles:
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Limpeza Geral – É a mais abrangente, mas que atende, principalmente as áreas de maior circulação, como halls e elevadores. Alguns itens devem ser limpos todos os dias, outros semanalmente. Exemplo: lavagem de área comum.
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Manutenção - Exige atenção, pois esse tipo de limpeza costuma ser mais leve, já que pode ser feito até mais de uma vez por dia para atingir seu objetivo: manter determinadas áreas sempre limpas por mais tempo. Exemplo: Varrição de área comum.
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Conservação - Limpeza que se faz no horário comercial, em que se conserva um ambiente por mais tempo limpo. Exemplo: Recolhimento de lixo na área comum.
Roteiro de limpeza:
Limpeza diária |
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Hall de entrada
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Elevadores
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Calçada com vassoura
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Banheiros
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Sauna
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Sala de ginástica
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Vestiários
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Limpeza quinzenal |
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Vidros da portaria e áreas comuns
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Sala de máquinas
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Halls de pisos de madeira ou pedras como mármore e ardósia
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Limpeza mensal |
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Garagem
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Escadas de emergência
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Salão de festas (se não for muito usado, a manutenção mensal é suficiente)
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Janelas externas das áreas comuns
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Calçada com máquina hidrojateadora
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Limpeza semestral |
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Retirar pó das superfícies altas, como tubulações e estruturas
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Horários recomendados:
Algumas áreas muito utilizadas pelos moradores, como os elevadores e a garagem, devem ser limpas em horários com menos movimento de pessoas, como o meio da tarde durante a semana ou nos fins de semana pela manhã.
Elevadores |
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Dias de semana: entre 14h e 16h
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Fim de semana: 8h
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Frequência: diária
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Explicação: a limpeza deve ser diária feita no período da tarde, quando o movimento de moradores é menor. Nos fins de semana, prefira a faixa das 8h. Fique atento para sempre deixar um elevador livre para o uso dos moradores, enquanto o outro estiver parado para limpeza.
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Hall |
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Dias de semana: entre 14 e 16h
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Fim de semana: período da manhã
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Frequência: diária
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Explicação: A limpeza dever ser feita, preferencialmente, quando a limpeza do elevador está sendo feita, o que economiza tempo e deixa toda a área limpa.
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Garagem |
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Dias de semana: entre 15 e 17h
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Frequência: mensal
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Explicação: deve ser limpa mensalmente em horários estratégicos, quando há pouca movimentação de carros.
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Funcionários:
Calcular o número certo de funcionários para o condomínio depende de muitos fatores, afirmam especialistas, como tipo de piso das áreas comuns e dos halls de entrada, características dos elevadores e salões de festa ou ginástica, além da existência de piscinas, saunas e vestiários. Para não errar, o ideal é consultar empresas especializadas ou manter um funcionário fixo para a limpeza diária e contratar diaristas para auxilia-lo nas faxinas mensais e semestrais, que costumam ser mais pesadas.
Pisos:
A grande variedade de pisos e assoalhos que podem ser usados em condomínios geram, dúvidas e podem causar até problemas se tratados com os produtos errados.
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Pisos frios: em geral, podem ser limpos com um pano úmido ou produtos específicos todos os dias.
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Pisos de pedras: como mármore e ardósia, por exemplo, exigem um cuidado maior. Portanto, devem ser encerados com cerdas próprias para o tipo e até cor do piso. Para encerar, pode-se usar enceradeiras, que facilitam o trabalho e garantem mais brilho, ou panos macios.
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Pisos de madeira: também pedem cera. Para mate-los sempre limpos e brilhantes, recomenda-se um pano úmido diariamente e uma vez por semana, cera específica para o tipo e cor do piso.
Produtos
Manusear produtos de limpeza exige cuidado e atenção. Algumas pessoas são alérgicas e muitos produtos tóxicos se inalados ou agressivos se tiverem contato com a pele.
Na hora de escolhê-los, prefira os menos agressivos e neutros. O cheiro dos produtos também deve ser escolhido com cuidado, já que muitas pessoas freqüentarão as áreas comuns. Uma opção são aromas leves ou a ausência de qualquer cheiro.
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Água sanitária: Conhecida por ser abrasiva e causar manchas deve ser usada com cuidado e só quando for realmente necessária
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Detergente neutro e sabão líquido: Usados para a maioria dos procedimentos de limpeza são boa opção já que se encaixam em muitos ambientes e são pouco abrasivos.
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Desinfetante: Deve ser usado com cuidado e somente em locais necessários, como banheiros, por exemplo.
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Ceras: A quantidade e o tipo de piso que aceitam esse tipo de material sem prejudicá-los devem ser checados com o fabricante.
Dicas
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Algumas medidas de economia podem trazer prejuízos. A mais comum delas é optar por diluidores para que produtos muito concentrados sejam superaproveitados. Eles não são recomendados já que é comum que os funcionários não os utilizem adequadamente e prejudiquem o rendimento.
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Consulte sempre os funcionários da limpeza na hora de comprar produtos. Eles são os melhores indicadores para chegar à quantidade ideal.
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Pisos frios exigem menos produtos, assim como carpete de madeira. Já pisos de madeira maciça e pedras, como mármore e ardósia precisam de mais cuidados. Leve esses fatores em consideração
Fontes consultadas: Raul Ordonez, Raami Assessoria, venda e consultoria de produtos de limpeza. - Ângelo Morena - diretor da Uniabralimp - Conteúdo SíndicoNet - www.sindiconet.com.br