19/09/12 12:12 - Atualizado há 45 dias
Outubro oficializa a chegada do final do ano. É o primeiro mês do último trimestre. E parece que esse é o mais cheio de tarefas - e o que passa mais depressa.
Como ninguém gosta de ser pego de surpresa, o SíndicoNet elaborou o roteiro para você, síndico, fazer o planejamento para o último trimestre do ano do seu condomínio e não deixar nada de fora para passar com tranquilidade tanto o final do ano como o começo do ano que vem. Confira!
O orçamento é um item que deve ser analisado cuidadosamente. Apesar de muitos condomínios diluírem a arrecadação de custos importantes de final de ano, como dissídio dos funcionários e décimo terceiro salário, pode ser que o montante guardado para esse fim tenha sido gasto com um imprevisto ao longo do ano.
Por isso, é de suma importância que se faça uma análise minuciosa do que se tem em caixa e dos custos enfrentados até dezembro.
Além dos já citados dissídio dos funcionários - nas áreas onde o reajuste ainda não foi aplicado - e do décimo terceiro salário, deve-se também considerar gastos com uma possível decoração natalina, além de alguma gratificação para funcionários e/ou fornecedores.
Caso o que esteja provisionado não seja suficiente para cobrir os gastos, o ideal é convocar uma assembleia para aprovação de um rateio extra até dezembro. Dessa forma, o valor acrescido na cota condominial é diluído e, assim, evita-se uma possível inadimplência.
E como a inadimplência em janeiro costuma aumentar, uma forma de tentar contornar a situação é programar a emissão do boleto de cobrança de janeiro para até o dia 12 ou 13 de dezembro. Assim, o condômino já pode pagar ou programar o pagamento da sua taxa antes de viajar no final do ano.
Ainda no tópico orçamento, dependendo do perfil do condomínio, deve-se provisionar dinheiro para gastos extras em dezembro e janeiro, como monitores para entreter as crianças em férias ou um reforço na segurança, caso o local fique muito vazio ou extremamente movimentado no período.
A assembleia de aprovação de contas do ano e previsão orçamentária é feita geralmente no final ou no começo do ano. Por isso, o quanto antes o síndico começar os preparativos para a reunião, melhor. Sua administradora pode apoiá-lo, projetando as despesas para o próximo ano.
O ideal é que o conselho acompanhe os gastos do condomínio mensalmente. Caso isso não esteja ocorrendo, uma reunião do grupo o mais breve possível permite que qualquer dúvida seja sanada com antecedência, evitando dúvidas e problemas de última hora.
O advogado e síndico profissional Maicon Guedes ensina um passo a passo do planejamento financeiro do condomínio no vídeo abaixo, confira!
É até o fim de março que o condomínio tem para relacionar todos os documentos e guias para a entrega da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), além do Informe de Rendimentos de funcionários e outros colaboradores. Por isso, a documentação não pode ficar de fora do planejamento do último trimestre do ano.
Portanto, vale perguntar à administradora se está tudo em dia. Assim, caso algum documento ou guia esteja em falta, é possível providenciá-lo com antecedência, evitando um corre-corre de última hora.
Até 2024 os preparativos para a entrega da DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) também faziam parte desse checklist, no entanto sua periodicidade foi alterada de anual para mensal, devendo ser declarada até o décimo quinto dia do mês subsequente ou o mês de referência do fato gerador.
Caso tenha havido troca de síndico ou de administradora no último ano, é importante saber se os dados estão em dia na Receita Federal. Também deve-se averiguar se o síndico antigo entregou toda a documentação necessária.
Além da parte burocrática, o condomínio também precisa estar fisicamente adequado para o final do ano, então incluir no planejamento a parte operacional do empreendimento é importantíssimo.
Áreas sociais e de lazer, como a piscina, playground, brinquedoteca e salão de jogos, devem estar prontos para uso intensivo durante o período. Portanto, uma manutenção preventiva nos locais agora é fundamental. Se houver muitas crianças, contratar uma equipe de monitores para o período de férias pode ser interessante. Para não pagar mais caro, o ideal é começar a procurar desde já o prestador de serviço.
E por falar em crianças, o advogado e Especialista SíndicoNet Márcio Spimpolo explica de quem é a responsabilidade com os pequenos no condomínio. Assista:
Também vale investigar como está a manutenção dos jardins do condomínio, caso esteja prevista decoração natalina.
Se o empreendimento for de veraneio, ou se houver grande acréscimo de circulação de pessoas no período de final e começo de ano, é importante contar com toda a equipe do condomínio – principalmente com o zelador, imprescindível nessa época em que seus serviços são tão demandados. Por isso, férias nesse período não são recomendadas.
Também é importante checar se itens como a dedetização e a limpeza de caixa d`água estão em dia, e caso não estejam, providenciar a manutenção antes de dezembro. Assim, com a chegada do verão o condomínio estará em plena condição de uso.
Aguardado por todos, o último trimestre do ano é um período de descanso e reencontros. Dessa forma, o planejamento deve considerar um trabalho de conscientização a ser feito junto aos moradores e funcionários, levando em conta situações específicas da época.
Abaixo, relacionamos duas sugestões de extrema relevância para incluir no seu cronograma de comunicados:
Com a chegada da estação quente, vem também o uso mais intensivo de água. Programar campanhas educativas para esses públicos colabora com a diminuição da conta e com o meio ambiente.
Além disso, há a preocupação com a segurança no local durante o período de Natal e Ano Novo. O síndico pode ajudar os moradores reforçando comportamentos seguros com o uso de cartazes e banner para whatsapp e conversando com os funcionários.
Agora que você já sabe tudo sobre planejamento para o último trimestre do ano, clique aqui baixar um checklist super prático com todas as providências de final de ano do condomínio!
Fontes consultadas: Marcia Romão (gerente de relacionamento com o cliente da Lello); Marcelo Borba (gerente de condomínios da Auxiliadora Predial); Nilton Savieto (síndico profissional e consultor SíndicoNet); Gabriel de Souza (diretor da administradora Prop Starter).