Vida em condomínio

Por que morar em condomínio? Os maiores benefícios a se considerar

Segurança, lazer, bem-estar e qualidade de vida: essas são algumas das vantagens de por que morar em condomínio

Por SíndicoNet

18/10/22 08:10 - Atualizado há 2 anos


Quando você procura um local para morar, vários fatores devem ser levados em consideração. Quem procura por segurança, praticidade, qualidade de vida e tranquilidade muitas vezes acaba por escolher morar em um condomínio.

O condomínio, além de oferecer as vantagens que citamos acima, é um local fechado que funciona a partir de regras de convivência. O empreendimento une a individualidade do seu lar, e, ao abrir a porta, existe uma vida em comunidade nas áreas comuns.

Ou seja, a residência ideal para você pode ser em um condomínio. Para te ajudar a avaliar os prós e os contras, separamos 6 benefícios de por que morar em condomínio. Boa leitura!

Por que morar em condomínio? 6 principais vantagens

Abaixo separamos as principais vantagens de morar em condomínios. Confira!

1. Segurança

Atualmente, a segurança é um dos principais motivos que levam as pessoas a mudarem de casas em ruas abertas para os condomínios. Nesses empreendimentos existem sistemas bem estruturados de segurança, tais como:

Ou seja, essas medidas minimizam a possibilidade de riscos e trazem mais tranquilidade aos moradores.

Entretanto, é importante lembrar que esses itens não impedem que alguns problemas ocorram. Eles apenas diminuem as chances de roubos, furtos e invasões, por exemplo. E, se formos comparar a segurança de uma casa com a de um condomínio, esses itens garantem uma maior segurança.

Além disso, como os moradores convivem no mesmo espaço, fica mais fácil conhecer seus vizinhos e assim, caso eles vejam algo suspeito, eles podem ajudar a resolver os problemas com mais facilidade.

Vale lembrar também que é importante verificar quais são as regras de acesso de entrada e saída do condomínio para se sentir mais seguro.

Na maioria dos empreendimentos, esse controle é bem rígido para não haver enganos ou falta de identificação de quem adentra no condomínio.

2. Estrutura de lazer “dentro de casa”

Outro benefício dos condomínios é a estrutura de lazer para os moradores, sejam eles adultos, adolescentes, crianças e idosos.

Aqui no Brasil muitos empreendimentos têm estruturas de condomínios-clube e, assim, oferecem piscina, salão de festas, brinquedoteca, playground, academia, quadra de futebol, vôlei e outros.

Ou seja, como morador, você pode usufruir desses espaços e a manutenção deles está embutida na taxa condominial. E, mesmo que nesses espaços existam regras e horários de uso, o custo-benefício compensa e muito.

Por exemplo, se você quer fazer a sua festa de aniversário, pode agendar o salão de festas do condomínio e economizar com aluguel de espaços. Se você paga academia mensalmente, pode começar a usar a do condomínio sem pagar nada.

Além disso, nos finais de semana você pode usar a piscina, alugar o espaço gourmet e fazer um churrasco para a família e por aí vai. Ou seja, toda a estrutura de lazer está à sua disposição, sempre!

3. Senso de comunidade

Como falamos acima, é importante que quem mora em condomínio desenvolva um senso de comunidade. Mesmo que você tenha privacidade dentro da sua casa, nas áreas comuns é preciso ter o cuidado de sempre pensar no coletivo.

E isso não é um ponto ruim, mas sim uma vantagem. Ali, a vida acontece em comunidade e isso é bom tanto para o desenvolvimento das crianças como também para adultos e idosos.

4. Praticidade e tranquilidade

A praticidade e tranquilidade de morar em um condomínio são fáceis de ver e perceber: tem segurança; áreas de lazer; comunidade; serviços e conveniências, como feiras, minimercados, lavanderia compartilhada; além de poder realizar algumas atividades rotineiras ali dentro, sem precisar sair. A vida fica mais prática e também mais tranquila.

Outro ponto é que os condomínios, para serem mais valorizados, costumam ser construídos próximos a farmácias, hospitais, escolas e vias de acesso rápidas às principais áreas das cidades.

Além disso, manutenções, conservação, limpeza e diversas outras atribuições para manter o condomínio em ordem e funcionando bem são geridos pelo síndico, que coordena o trabalho dos colaboradores e prestadores de serviço do local.

Vale lembrar também que existem condomínios que têm parcerias com empresas de manutenção privativa e, assim, quando uma torneira estragar, por exemplo, basta acionar o serviço e tudo é resolvido com praticidade.

5. Qualidade de vida

Essa vantagem permeia os outros motivos que elencamos acima. Qualidade de vida é ter acesso a uma estrutura completa de lazer, a tranquilidade de morar em um local seguro, a praticidade nas atividades do dia a dia e por aí vai.

Ou seja, em um condomínio é possível ter segurança, lazer, criar laços com a comunidade, vida social e uma boa infraestrutura sempre à sua disposição. Assim, podemos dizer que morar nesses empreendimentos traz um bem-estar e uma boa qualidade de vida.

6. Menos tempo no trânsito

Por último, mas não menos importante, morar em condomínio pode ser uma forma de passar menos tempo no trânsito se tiver:

Resumindo, com a praticidade que o condomínio oferece, você passará menos tempo no trânsito e isso significa menos estresse e mais tempo com a sua família.

Se você está procurando isso no seu próximo lar, considere morar em um condomínio. Faça visitas, converse com moradores, veja quais benefícios o espaço oferece para você e escolha qual comunidade fazer parte.

E se você quiser saber sobre os direitos e deveres de quem mora em um condomínio, clique e saiba mais!

Conteúdo SíndicoNet