Atribuições dos funcionários

Porteiros motivados

Dicas para tornar o ambiente de trabalho confortável e motivar esses profissionais

Por Mariana Ribeiro Desimone

07/12/10 12:19 - Atualizado há 8 anos


Trabalhar por horas em uma portaria não é algo fácil. É preciso estar atento às movimentações e seguir uma série de cuidados ao liberar a entrada de pessoas no condomínio.

O porteiro noturno tem ainda um outro problema a ser enfrentado, o sono que bate sempre na hora errada.

Além de todos esses cuidados, normalmente a guarita não é o local mais confortável para se ficar confinado.

Então, o SíndicoNet pesquisou e traz algumas dicas de como fazer desse ambiente um local de trabalho confortável que não tire a qualidade de vida e profissional do porteiro.

Veja o que conseguimos:

GUARITA

Para preservar a segurança do condomínio e do funcionário, é preciso que a guarita esteja instalada em um local com visibilidade total das principais entradas. A iluminação deve ser boa, de forma que o porteiro consiga identificar quem está na entrada do prédio.

CONFORTO

É preciso pensar na segurança e no conforto. Ficar trancado num espaço pequeno não é nada fácil. Veja algumas dicas para melhorar o ambiente de trabalho.

SEM COCHILOS

Para evitar que os porteiros durmam durante o expediente – principalmente os que trabalham no período noturno – existem alguns aparelhos no mercado que podem ser utilizados. Um deles dispara um alarme a cada 15 minutos ou no intervalo que o síndico programar. Para o alarme não tocar, o porteiro deve apertar o botão nos intervalos determinados. O aparelho entende que, sem pressionar o botão, o porteiro estará dormindo e dispara o som.

BANHEIRO

Embora não exista nenhuma norma obrigando a instalação de um banheiro dentro da guarita, é recomendável que exista um. Especialmente quando o condomínio trabalha com um número reduzido de profissionais. Além de reduzir o tempo de espera para entrar ou sair do condomínio, diminui a "exposição" deste profissional. Um cuidado especial deve ser tomado em relação à janela do banheiro. Ela deve ser pequena para evitar possíveis invasões. Se houver blindagem, melhor ainda.

TELEVISÃO

Muitos condomínios disponibilizam televisão na portaria, alguns inclusive com serviço de TV por assinatura, mas isso não é visto como uma boa ideia pelos especialistas, já que pode distrair os profissionais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

- Dicas de segurança para porteiros (com cartaz para ser fixado na portaria)

- CLT - Segurança e Medicina do Trabalho / Ambiente de Trabalho

- Comunicação entre guaritas

- Adiconal de insalubridade

Fontes consultadas:

- Hugo Tisaka, consultor em segurança, diretor executivo NSA Brasil

- David Fernandes da Silva, consultor em segurança, CPP