26/08/22 08:04 - Atualizado há 2 anos
Uma das tarefas mais desafiadoras de uma administradora de condomínio é precificar o valor dos seus serviços.
Isso ocorre porque os valores não são fixos e para alguns serviços, há uma incerteza sobre como quantificar adequadamente. Nesse sentido, trouxemos essa matéria para sanar as suas dúvidas sobre a precificação para administradoras de condomínio.
Descubra todo o potencial da sua empresa e aumente o valor dos serviços prestados.
A administradora de condomínios funciona por meio da organização e controle de questões administrativas, jurídicas, contábeis e de recursos humanos.
O objetivo da empresa é gerenciar as diversas atividades do condomínio. Sendo assim, a parceria com o síndico é fundamental para o sucesso da gestão.
Diariamente, uma administradora de condomínios lida com questões administrativas, como: receitas e despesas do condomínio, prestação de contas, identificação de problemas, limpeza e manutenção dos espaços, etc.
Embora exerça inúmeras funções, cabe esclarecer que a empresa não toma decisões. Ela apenas identifica problemas e se comunica com o síndico.
No entanto, há casos em que o contrato exige que a administradora tome a frente de muitas providências. Nesse caso, a precificação do serviço é maior.
Já os serviços eventuais especiais, são atividades não previstas no contrato, portanto, não fazem parte das atribuições principais da administradora.
No entanto, se forem necessárias, a empresa prestará o serviço normalmente acrescido de cobranças à parte.
Toda a parte burocrática e de serviços é gerenciada pela administradora de condomínios. As atividades envolvem contato direto com os moradores, solução de problemas e organização do ambiente.
Entre os serviços prestados, estão:
A precificação é o valor dos serviços ofertados por uma empresa. No entanto, sabemos que definir ou alterar preços não é uma tarefa fácil. No caso da precificação para administradoras de condomínio, os custos são variáveis.
Dependem do tipo de contrato estabelecido e da quantidade de atividades oferecidas pela empresa.
No momento de estabelecer valores, considere questões como:
O preço deve ser equivalente ao valor do serviço prestado. Ofereça diferenciais como:
Qual caminho seguir? Crie planos e determine o preço segundo os serviços executados. Comece com planos básicos, intermediários e avançados.
São pacotes de serviços mais simples que envolvem as principais funções exercidas pela administradora, como controle de folha de pagamento, contratação de funcionários e distribuição de funções, limpeza do ambiente, entre outros.
Esse plano chama a atenção, mas não oferece mais do que o comum. É nesse sentido que entra o plano alvo ou intermediário.
O plano alvo deve ser pensado para agregar os serviços básicos e essenciais. Nesse caso, a precificação para administradoras é maior e a qualidade do trabalho oferecido também.
A união do básico com um diferencial a mais, como investimento em tecnologia para aumentar a segurança, atrai potenciais clientes. Além de agregar valor, esse plano, quando bem estruturado, traz mais adesão.
É um pacote de serviços super completo. Oferece desde os serviços básicos às atividades mais diferenciadas. O valor da precificação é mais elevado. A adesão é menor, mas gera mais receitas.
Para quem deseja atendimento de qualidade, os planos mais completos serão mais bem avaliados no momento da contratação.
Valorize a sua empresa. Reforce a ideia de que não são custos e, sim, investimentos para uma melhor gestão dos condomínios. Com pouca receita, apenas os serviços básicos serão ofertados e os moradores não terão a possibilidade de desfrutar dos melhores benefícios.
Outros fatores que ajudam na precificação para administradoras são:
Além disso, é preciso trabalhar com questionamentos como:
Para criar a melhor precificação, é necessário conhecer os principais serviços oferecidos por uma administradora de condomínios.
Assim, é possível montar uma esteira de serviços básicos e incluir inovações tecnológicas para contribuir no gerenciamento de empreendimentos imobiliários.
Agora que você já sabe como aplicar a precificação dos serviços da sua administradora, conte com o SíndicoNet para tirar dúvidas do dia a dia da administração e reimagine o seu papel dentro do condomínio!
Conteúdo SíndicoNet.