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Precificação de produtos e serviços no mercado condominial

Síndico empreendedor indica como fazer a precificação de produtos e serviços no mercado condominial. Siga uma estratégia: custo baixo ou diferenciação

Por Leonardo Diniz Mascarenhas*

26/02/24 07:41 - Atualizado há 8 meses


A precificação de produtos e serviços, independente do segmento como o mercado condominial, sempre gerou dúvidas. Mas encontrar o equilíbrio entre valor a ser cobrado do cliente depende de qual a estratégia usada: Custo baixo ou diferenciação. 

Existe uma relação direta entre o valor do serviço e a estrutura de custos de uma empresa. A precificação errada é a principal causa da morte de milhares de empresas a cada ano.   

São dois os caminhos a seguir:

Saiba mais: Precificação para administradoras de condomínio

Precificação de produtos e serviços: Case de companhias áreas americanas

Analisar outros segmentos é importante para encontramos soluções para o mercado condominial. Hoje faremos uma reflexão sobre duas companhias aéreas americanas que entregam o mesmo produto final: levar o passageiro do ponto A para o ponto B, porém, com estratégias totalmente diferentes.

A Frontier atua no nicho das “low cost, low fare”, que em tradução mineira que dizer: “tô gastando pouco, então posso ofertar preços melhores”.

Seus aviões são novos e configurados para serem mais leves, o que reduz o consumo de combustível e possibilita uma maior oferta de assentos. As mesinhas em frente às poltronas foram reduzidas bem como o estofamento. Não há telas, entretenimento e muito menos internet à bordo. Água sem ter de “passar o cartão” nem pensar. Se quiser leve seu lanche. 

Não há nada de errado nisto, pois o cliente escolheu este nicho de companhia aérea e a expectativa dele é de chegar com segurança em seu destino. Para terem ideia, um trecho de 3 horas pode custar em média U$ 20 . Pouca empresas conseguem atuar com esta estratégia, pois o canibalismo pode ser cruel quando uma empresa erra na sua precificação ou atua para matar um dos concorrentes.  

Do outro lado temos uma política oposta representada aqui pela United. O foco é na diferenciação e na melhor experiência do cliente.

Os atendentes são treinados para estampar sorriso no rosto e a pergunta é livre. Em alguns aeroportos é possível ver pontos de atendimento ao cliente. O serviço de bordo é bastante digno, é possível navegar pelo Qhatsapp sem custo e centenas de músicas e filmes. Logo na entrada, ao receber um lenço umedecido, fica claro a estratégia adotada. Um trecho de 3 horas pode custar até 10 vezes mais que uma passagem de uma empresa “low cost low fare”.  

 

Serviço  

Frontier 

Delta 

Prioridade de embarque  

Quem pagou  

Fidelidade 

Serviço de bordo 

Pago 

Incluso 

Atendimento humano 

Cobrado  

Liberado 

Poltrona  

Pouco espuma  

Mais espuma 

Mesa de bordo 

Pequena 

Normal  

Entretenimento  

Não tem 

Disponível 

 Valor médio trajeto de 3h

U$ 16

U$ 120

 

Onde está o grande erro na precificação de produtos e serviços?

A resposta à pergunta do título acima é: Atuar em um nicho e cobrar o preço do outro. 

Em todo o País, é recorrente a reclamação de um “canibalismo” no mercado, ou seja, o valor cobrado considera uma estrutura enxuta de custos e um alinhamento de expectativas com o cliente. Isto nem sempre é verdade, o que traz desconfiança e frustração aos contratantes.

Para os que lutam por um mercado mais maduro, é importante fazer estas provocações para que tenhamos sustentabilidade nos negócios, saúde mental e tempo para viajar. De Delta ou Frontier: a escolha também é sua.  

 Escolha em qual nicho de mercado você vai atuar. Alinhe as expectativas com o seu cliente e entregue exatamente o que ele espera de você.

O pior erro é cobrar um preço de uma estratégia e entregar outro.

No vídeo abaixo, Leonardo Mascarenhas complementa o assunto, assista: 

(*) Síndico, empreendedor, palestrante e professor. Sócio e vendedor @nextinbrasil. Embaixador Porter e Conselheiro CAM. Motorista de Kombi. Contato: @osindicoempreendedor.