Porteiro com bom treinamento é fundamental na segurança
Por Mariana Ribeiro Desimone
domingo, 17 de julho de 2011
Rodrigo Pimentel: o porteiro bem treinado impede ação de bandidos
Criminosos ouvidos pela polícia disseram ser mais fácil entrar em prédios com portaria. Roubos costumam ser pela manhã.
Mais eficiente do que o equipamento de vigilância é o porteiro treinado. Os bandidos ouvidos pela polícia disseram que preferiam prédios com porteiros a prédios sem porteiros, porque assim era mais fácil ingressar no prédio. Eles preferiam também portarias com película escura, que escondia o interior da portaria. Eles precisam daquele ambiente escuro para que eles possam render os moradores na portaria durante aqueles minutos iniciais. O roubo ocorre normalmente entre 8h e 9h.
Essa é uma lição importantíssima que o policial passa para o porteiro. Há três turmas com 40 alunos e mais pessoas aguardando na fila para realizar o curso. E está caindo o roubo à residência nas áreas onde a Polícia Militar faz esse treinamento.
Para treinamento, no Rio de Janeiro, pode-se procurar qualquer batalhão militar e este vai orientar. Alguns batalhões, eventualmente, não estão dando o curso naquele mês, mas outro batalhão próximo está realizando o curso.
Alguns prédios estão utilizando dispositivos semelhantes aos de farmácia, de colocar a pizza ou o remédio e girar. Ainda é novo. Não é um exagero, alguns prédios estão tomando essa precaução. No entanto, o porteiro bem treinado, capacitado, consegue impedir a ação.