Manutenção
Problema com elevador
Mais de 5 mil prédios em BH são notificados por manutenção no equipamento
Por Mariana Ribeiro Desimone
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Cerca de 5.800 prédios da região centro-sul de BH são notificados por problemas em elevadores
Acidente com elevador no prédio Maletta deixou quatro feridos
A Gerência de Licenciamento e Fiscalização Integrada da Regional Centro-Sul de Belo Horizonte notificou 5.847 condomínios por problemas em elevadores. Durante a ação de vistoria executada pelo Plano de Ação de Aparelhos de Transportes, uma construção foi multada e um equipamento interditado. No total, foram vistoriados aproximdamente 6.700 elevadores instalados nesta área.
De acordo com informações da Regional Centro-Sul, o índice de conformidade é de 85%, incluindo edifícios que já estavam regularidades e aqueles que se adequaram após notificação. A inspeção avalia a documentação e laudos referentes à segurança dos elevadores, além de outras exigências.
No total, cerca de 14 mil equipamentos operam na cidade, seja em prédios de uso comercial, misto ou comercial, sendo que quase metade deles está na área centro-sul do município.
Em setembro, um acidente no Maletta, prédio tradicional localizado no centro da cidade, deixou quatro pessoas feridas. O elevador despencou por cerca de 9m depois que um dos cabos de aço se rompeu.
Penalidades
Quando constatada alguma infração, as empresas responsáveis ou proprietários de aparelhos de transporte estão sujeitos à notificação, multa (de R$ 214,64 a R$ 10.732,10), embargo da instalação do elevador e interdição do funcionamento do aparelho.
Fonte: http://noticias.r7.com/