16/12/10 02:39 - Atualizado há 6 anos
Nas cidades atendidas pelo sistema Sabesp, os condomínios podem se adequar às regras da concessionária para que cada unidade tenha a sua conta emitida pela empresa.
“É uma facilidade incrível para o síndico, que, nesse caso, diminui bastante sua preocupação com a conta de água”, analisa o diretor da administradora GK Gabriel Karpat.
A ideia é muito atrativa para condomínios. Porém apenas 280 empreendimentos aderiram ao programa.
“São poucas as empresas que prestam o serviço, e é cerca de 50% mais caro optar por esse tipo de individualização do que a comum, com outra empresa fazendo a medição para o condomínio”, observa a gerente de parcerias da administradora Lello Raquel Tomasini.
O diretor de condomínios da Aabic (Associação das administradoras) Omar Anauate explica que o programa começou com condomínios de baixa renda e que se expandiu para condomínios de outros perfis.
"É uma forma de retirar a conta de água do radar do síndico. Nem todos conseguem, porém, já que são poucas as empresas credenciadas pelo programa", analisa.
Veja abaixo perguntas e respostas sobre o programa. As informações são de Benemar Movikawa Tarifa, Gerente de Departamento da Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento da Metropolitana.
O ProAcqua - Programa de Qualidade e Produtividade de Sistemas de Medição Individualizada de Água – é uma alternativa criada em maio de 2007 para elevar os patamares da qualidade dos sistemas de medição individualizada de água em condomínios, antigos ou novos. O objetivo é garantir o desempenho e efetividade dos sistemas, fornecendo eficiência e confiabilidade aos consumidores, com as contas individualizadas emitidas pela própria Sabesp.
Atualmente são cerca de 280 condomínios que recebem contas individualizadas da Sabesp.
Os condomínios interessados na medição individualizada de água com emissão de contas/faturas e administração da inadimplência pela Sabesp, deverão implementar:
Por meio do ProAcqua, as empresas interessadas em prestar o serviço de medição individualizada no modelo adotado pelo programa, com emissão de contas pela Sabesp, deverá ter sua tecnologia testada e homologada pelo Proacqua.
Além disso, seus profissionais deverão passar por treinamento e avaliação para realização dos projetos, atendendo as especificações do programa, que garantem a qualidade e confiabilidade do fornecimento e da medição.
Tanto as tecnologias como os profissionais homologados recebem o “selo” Proacqua, garantindo a qualidade dos serviços e produtos prestados aos clientes.
A empresa, com tecnologia homologada pelo Proacqua, será responsável por:
O condomínio deverá firmar um Contrato de Manutenção das instalações internas e equipamentos utilizados no processo com empresa de tecnologia homologada pelo Proacqua, que seguirá os procedimentos e práticas de manutenção no sistema de medição individualizada, incluindo medidores e equipamentos de comunicação.
OBSERVAÇÃO: Não serão formalizados, em nenhuma situação, contratos para prestação de serviços com condomínios que tenham preparado suas instalações internas de forma independente e/ ou com tecnologias não homologadas (projeto e instalação).