Individualização de hidrômetros

Programa ProAcqua - Sabesp

Programa para instalação de hidrômetros individuais em condomínios

Por Mariana Ribeiro Desimone

16/12/10 02:39 - Atualizado há 6 anos


Nas cidades atendidas pelo sistema Sabesp, os condomínios podem se adequar às regras da concessionária para que cada unidade tenha a sua conta emitida pela empresa.

“É uma facilidade incrível para o síndico, que, nesse caso, diminui bastante sua preocupação com a conta de água”, analisa o diretor da administradora GK Gabriel Karpat.

A ideia é muito atrativa para condomínios. Porém apenas 280 empreendimentos aderiram ao programa.

“São poucas as empresas que prestam o serviço, e é cerca de 50% mais caro optar por esse tipo de individualização do que a comum, com outra empresa fazendo a medição para o condomínio”, observa a gerente de parcerias da administradora Lello Raquel Tomasini.

O diretor de condomínios da Aabic (Associação das administradoras) Omar Anauate explica que o programa começou com condomínios de baixa renda e que se expandiu para condomínios de outros perfis.

"É uma forma de retirar a conta de água do radar do síndico. Nem todos conseguem, porém, já que são poucas as empresas credenciadas pelo programa", analisa.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre o programa. As informações são de Benemar Movikawa Tarifa, Gerente de Departamento da Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento da Metropolitana.

1) No que consiste o programa Proacqua?

O ProAcqua - Programa de Qualidade e Produtividade de Sistemas de Medição Individualizada de Água – é uma alternativa criada em maio de 2007 para elevar os patamares da qualidade dos sistemas de medição individualizada de água em condomínios, antigos ou novos. O objetivo é garantir o desempenho e efetividade dos sistemas, fornecendo eficiência e confiabilidade aos consumidores, com as contas individualizadas emitidas pela própria Sabesp.

2) Qual o número de condomínios inscritos nesse programa?

Atualmente são cerca de 280 condomínios que recebem contas individualizadas da Sabesp.

3) Quais os pré-requisitos necessários para que o condomínio participe?

Os condomínios interessados na medição individualizada de água com emissão de contas/faturas e administração da inadimplência pela Sabesp, deverão implementar:

4) Qualquer empresa pode prestar esse serviço para o condomínio?

Por meio do ProAcqua, as empresas interessadas em prestar o serviço de medição individualizada no modelo adotado pelo programa, com emissão de contas pela Sabesp, deverá ter sua tecnologia testada e homologada pelo Proacqua.

Além disso, seus profissionais deverão passar por treinamento e avaliação para realização dos projetos, atendendo as especificações do programa, que garantem a qualidade e confiabilidade do fornecimento e da medição.

Tanto as tecnologias como os profissionais homologados recebem o “selo” Proacqua, garantindo a qualidade dos serviços e produtos prestados aos clientes.

A empresa, com tecnologia homologada pelo Proacqua, será responsável por:

O condomínio deverá firmar um Contrato de Manutenção das instalações internas e equipamentos utilizados no processo com empresa de tecnologia homologada  pelo Proacqua, que seguirá os procedimentos e práticas de manutenção no sistema de medição individualizada, incluindo medidores e equipamentos de comunicação. 

OBSERVAÇÃO: Não serão formalizados, em nenhuma situação, contratos para prestação de serviços com condomínios que tenham preparado suas instalações internas de forma independente e/ ou com tecnologias não homologadas (projeto e instalação).

Veja, aqui, como entrar em contato com a Sabesp sobre o assunto