09/02/17 12:01 - Atualizado há 7 anos
Quando pensamos em problemas no encanamento do condomínio, o problema começa quando começamos a imaginar como resolvê-lo.
Pode dar frio na barriga, calafrios e até suadouro, principalmente se o caso for de uma tubulação toda condenada, que necessite ser inteiramente trocada.
Já pensamos no dinheiro necessário para trocar o encanamento inteiro, além do quebre-quebra, do entulho, tempo e também de todo o transtorno que tudo isso vai levar.
Existe, porém, uma alternativa mais prática e acessível para resolver problemas do tipo, sabia? Uma tecnologia tão bacana que é usada até pela NASA e nos jardins do Palácio de Buckingham.
Um meio de tratar os canos de dentro para fora. Uma maneira de limpar o encanamento de água, esgoto e gás. Cuidando assim de vazamentos, tratando de corrosões, e evitando também que esse tipo de cenário volte a acontecer.
“Nosso modo de trabalho é construir um encanamento novo por dentro do antigo. Fazemos isso sem quebrar nada, sem deixar sujeira e sem remoção de entulho”, explica Marcelo Simões, da área de engenharia da Brasil Pipe Lining, empresa especializada nesse tipo de serviço sediada no Rio de Janeiro.
Mesmo concentrando o trabalho entre São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, a empresa atende em todo o país. Só no ano passado, mais de cem condomínios reabilitaram suas tubulações com essa tecnologia.
O processo aparenta ser uma novidade, mas já é aplicado no Brasil desde 1996.
A maneira de reabilitar os encanamentos por dentro sofre pequenas variações, dependendo se o mesmo é de gás, água ou esgoto.
O grande diferencial da tecnologia usada é que os encanamentos são limpos, por dentro, e forrados por um material epóxi que cobre toda a tubulação internamente.
Veja como funciona e quais são as diferenças nos processos utilizados:
Assim, eliminam-se as costuras na tubulação, vazamentos, entupimentos e incrustações.
“Oferecemos garantia de dez anos porque, até hoje, nunca um cliente nosso enfrentou problemas depois da execução do serviço”, ressalta Marcelo.
Geralmente uma coluna de um prédio de dez andares demora cerca de quatro dias para ser totalmente reabilitada.
Durante esse período, o encanamento reabilitado não pode ser utilizado.
“Usando o modelo tradicional, o mesmo serviço não demoraria menos do que um mês para ser finalizado”, estima Marcelo.
“O grande diferencial do nosso sistema é que a água não entra mais em contato com o encanamento. Assim, evita-se problemas futuros”, finaliza o executivo.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.