Coluna: De Olho no Mercado

Regularizar seu condomínio ficou mais fácil, rápido e barato

Conheça os serviços da UsuCampeão, startup especializada em regularização fundiária urbana - REURB, que conclui a entrega entre 6 e 24 meses

Por Inês Pereira

22/03/22 09:37 - Atualizado há 2 anos


Existe um grave problema social que afeta profundamente as áreas urbanas do Brasil: condomínios em situação de irregularidade. De um lado, os proprietários legais do imóvel têm grandes prejuízos financeiros, e de outro, os moradores precisam lidar com a constante insegurança jurídica. 

Como solução à esse problema, a Lei 13.465/2017 fornece os procedimentos jurídicos, urbanísticos, ambientais e sociais necessários para os núcleos urbanos informais - que incluem condomínios, serem incorporados ao ordenamento territorial e seus ocupantes serem titulados (Regularização Fundiária Urbana -REURB). 

Fazer a lei alcançar aqueles que dela precisam é o objetivo da UsuCampeão, startup de impacto social que já atendeu mais de 12.000 moradores, auxiliando-os a regularizar a posse do seu imóvel e terem a escritura da sua casa em mãos de uma forma fácil, rápida e barata. 

“A regularização possibilita ao morador ter seu imóvel registrado em cartório, transmitir o imóvel aos seus filhos e herdeiros, adquirir crédito e valorizar seu imóvel em mais de 80%", afirma Petherson Mello, gestor imobiliário da UsuCampeão.

Passo a passo 

O trabalho da UsuCampeão para com um condomínio é composto de oito fases que levam um período de, em média, 18 meses: 

  1. Reunião com moradores e proprietários;
  2. Cadastro e assinatura de contratos;
  3. Controle de qualidade e elaboração de relatório técnico;
  4. Instauração e validação dos dados pela SEHAB (Secretaria de Habitação);
  5. Envio do projeto de regularização fundiária;
  6. Aprovação e publicação no Diário Oficial;
  7. Emissão de CRF (Certidão de Regularização Fundiária) pela SEHAB e envio para cartório;
  8. Entrega das matrículas.

Vantagens para o condomínio

Quando o processo de regularização de um imóvel é feito através de usucapião judicial, existem pontos críticos que devem ser bem avaliados: 

  1. a burocracia que estenderá a questão por anos;
  2. no caso de sucesso, ficar com um imóvel regular em um núcleo irregular, que pode ser um condomínio;
  3. o custo da operação mais elevada.

As vantagens de regularizar via UsuCampeão abrangem a simplificação dos processos burocráticos e a viabilidade financeira se comparada à forma tradicional descrita.

Dessa maneira, os moradores conquistam o registro do imóvel em cartório, a possibilidade de transmitir aos filhos e herdeiros e a valorização do imóvel regularizado em até 80% de forma muito mais rápida, dentro de um condomínio (núcleo) também regularizado.

Custo-benefício 

Como os serviços dependem de um estudo de viabilidade, os valores não são pré-fixados; e o financiamento pode ser feito diretamente com a UsuCampeão, que oferece crédito barato e de longo prazo sem a necessidade de acionar instituições financeiras externas.

Estrutura inteligente

A UsuCampeão conta com plataforma digital personalizada, que executa gestão de atendimento, inclusão de documentos, área de vendas e gestão de processos.

A equipe de especialistas da startup é de 33 profissionais técnicos, entre engenheiros, cartógrafos, agrônomos, topógrafos e gestores administrativos.

“Temos capacidade de entregar até 6.500 títulos de imóveis por mês. Para realizar sobrevoos e processamento de imagens das regiões metropolitanas brasileiras, a UsuCampeão conta com registro no Ministério da Defesa e na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)”, detalha Mello.

Áreas de atuação

Com sede em São Paulo e filial em Belo Horizonte, a UsuCampeão atualmente está presente em 248 núcleos urbanos.

No estado de São Paulo: Campinas, Carapicuíba, Cotia, Hortolândia, Itú, Pilar do Sul, Poá, Rio das Pedras, Santos e Cabreúva.

Em Minas Gerais: Belo Horizonte, Itabirito, Sabará e Santa Luzia.

Além de Cuiabá (MT), Salgueiro (PE) e Palhoça (SC).

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.